O que causa varizes linguais?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Em geral, o aparecimento das varizes linguais está associado ao envelhecimento ou a um bloqueio interno da veia. Por isso, sua maior incidência se dá na população idosa quando ocorre uma diminuição da elasticidade da parede do vaso e, consequentemente, as veias se tornam tortuosas, dilatadas e anormais.

A escleroterapia é tratamento efetivo para as malformações vasculares da região de lábios e cavidade oral, com resolução em apenas uma ou duas aplicações (n=16) e satisfação estética dos pacientes.

Essas veias começam a apresentar dilatação e as válvulas não se fecham mais de forma eficiente. A partir daí o sangue passa a refluir e ficar parado dentro das veias. Isto provoca mais dilatação e mais refluxo. Esta dilatação anormal das veias leva à formação das varizes.

Mas quando elas passam a ser preocupantes além da estética? Segundo o médico Pedro Pablo Komlós, presidente da SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular), deve-se ter mais atenção quando as veias apresentam um aspecto muito inchado e os sintomas prejudicam a qualidade de vida do paciente.

Se não forem tratados a doença pode evoluir e piorar o caso de insuficiência venosa. “Sensação de queimação nas pernas, dormência, pode haver também alterações de mudança da textura da pele, deixando-a mais suscetível a lesões, úlceras, infecções e sangramento”, informa o angiologista Jayme Ramos.

As veias dorsais da língua são responsáveis pela drenagem das margens laterais e da superfície dorsal da língua. Elas cursam ao lado das artérias de mesmo nome e drenam na veia jugular interna.

Candidíase oral
A condição também é conhecida como sapinho e, apesar de ser uma das doenças da língua mais comuns em crianças, pode aparecer em adultos e idosos.

Tipos de doenças da língua

  • Candidíase. Um tipo de infecção fúngica, a candidíase leva ao desenvolvimento de manchas brancas irregulares na língua.
  • Síndrome da boca ardente. ...
  • Língua pilosa negra. ...
  • Câncer de boca. ...
  • Glossite.

Venaflon, Perivasc, Daflon e Flavonid são alguns dos medicamentos utilizados durante o tratamento. No entanto, vale ressaltar que a prescrição do médico é de suma importância. Por isso, antes de tomar qualquer um, se consulte com um especialista.

Como é o tratamento das varizes inflamadas? O tratamento das varizes inflamadas irá depender de que veia sofreu o processo de inflamação, mas segundo Dr. Rodrigues, geralmente, envolve o uso de anti-inflamatórios e/ou anticoagulantes, meias de compressão e cremes, além de manter os membros inferiores elevados.

Fique atenta aos sintomas de varizes

  1. Dor nas pernas – normalmente mais intensas ao final do dia;
  2. Queimação/ardor nos pés e/ou pernas;
  3. Coceira frequente na pele;
  4. Sensação de perna pesada;
  5. Inchaço nos pés e tornozelos;
  6. Pele muito seca e esticada.

Plantas como hamamélis e aloe vera, além de possuírem uma ação antioxidante, também agem no combate ao bloqueio das veias. Por fim, optar por uma escalda-pés com água morna de ervas fervidas é um ótimo remédio para aliviar os problemas.

Como vimos, as varizes são provocadas por problemas na circulação. O sangue que deveria retornar ao coração fica acumulado nas veias. Para evitar isso, a prática de exercícios físicos e o controle do peso são fundamentais.

O tratamento com aplicações (escleroterapia), pode ser realizado no consultório com ótimos resultados, recuperação rápida e mínimo desconforto. Na maioria dos casos é necessário mais de um sessão para tratar todos os vasinhos. Uma outra opção é o laser transdérmico, que tem bons resultados em vasos mais finos.

Varizes podem ocasionar trombose
A dilatação da veia faz com que a circulação sanguínea seja mais lenta. Se essa lentidão chegar a um nível extremo, ela pode fazer com que o sangue coagule, formando um trombo.