O que colocar em pontos positivos?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Como falar os pontos positivos na entrevista?

  1. Está sendo honesto;
  2. Possui autoconhecimento;
  3. Tem maturidade profissional;
  4. Busca desenvolvimento e crescimento profissional;
  5. Absorve feedbacks.

As qualidades são: resistência, força, velocidade, flexibilidade, agilidade, coordenação, equilíbrio e ritmo.

Dicas de qualidades para mencionar e para evitar

  1. Criatividade em propor soluções.
  2. Flexibilidade e adaptação.
  3. Proatividade para iniciar projetos.
  4. Energia e motivação com suas tarefas.
  5. Ótimo espírito de equipe e relacionamento interpessoal com colegas.
  6. Organização, pontualidade e responsabilidade com tarefas.

Exemplos de pontos fortes e fracos. Demonstrar verdadeiros pontos fracos como timidez, pouca experiência, e desorganização demonstram que o candidato de fato refletiu longamente sobre a pergunta. Outro ponto positivo é demonstrar coragem de fazer uma autoanálise e ter confiança em si mesmo para admitir suas fraquezas.

O que são pontos positivos? Pontos positivos, ou pontos fortes, são as principais qualidades de uma pessoa. Ou seja, os pontos fortes são tudo aquilo que alguém faz bem, que a destaca da maioria e que, por consequência, faz com que ela tenha um desempenho acima da média em determinadas atividades.

Como descobrir seus pontos fortes e pontos fracos

  1. 1 – Faça uma autoavaliação. Pode parecer meio óbvio, mas essa é a melhor maneira de começar. ...
  2. 2 – Fale com pessoas nas quais você confia. ...
  3. 3 – Procure fazer coisas novas. ...
  4. 4 – Procure ajuda profissional.

Mas como identificar meus pontos fortes?

  1. Faça um balanço. ...
  2. Triagem. ...
  3. Faça mais o que gosta. ...
  4. Converse. ...
  5. Se envolva em novas atividades.

O primeiro passo para identificar seus defeitos e qualidades é exercitar a autocrítica e abrir-se para o autoconhecimento, o que nem sempre é um caminho fácil ou agradável. Fazer terapia ajuda, mas você pode fazer sua própria autoavaliação, respondendo algumas perguntas para você mesmo.

Veja aqui 8 qualidades profissionais valorizadas e como desenvolvê-las!

  1. Boa comunicação e assertividade.
  2. Facilidade de trabalhar em equipe.
  3. Perfil de liderança.
  4. Comprometimento para com a empresa.
  5. Busca constante por conhecimento.
  6. Proatividade no trabalho.
  7. Habilidade de negociação.
  8. Inteligência emocional.

A pergunta “Por que devemos te contratar?” não é algo negativo. Com ela, você tem a oportunidade de mostrar seu valor para a empresa. Ou seja, é esse o momento de expor suas habilidades e se destacar em relação aos outros candidatos.

Por outro lado, um ponto fraco é a incapacidade de realizar algo com qualidade e consistência. Em outras palavras, trata-se de uma atividade ou habilidade em que, frequentemente, o seu desempenho é abaixo da média. Para exemplificar, imagine que você fala muito bem em público.

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

Para respondê-la da melhor forma, considere o seguinte:

  1. 1 – Dê ênfase às suas conquistas. É importante que você dê exemplos concretos para mostrar qual foi a sua contribuição nas empresas pelas quais você passou. ...
  2. 2 – Conecte a suas competências aos objetivos da empresa. ...
  3. 3 – Use dados para sustentar a sua resposta.

Exemplos de pontos fracos de uma pessoa
Por exemplo, uma fraqueza pode ser a pontualidade (quando alguém sempre chega atrasado nos compromissos), a memória (quando sempre se esquece das coisas), a responsabilidade (quando mostra atitudes irresponsáveis), entre muitas outras.

Fuja dos clichês que se usam em uma entrevista de emprego, como "sou perfeccionista" ou "sou viciado em trabalho". Se realmente quer apontar estes defeitos, contorne a situação. Diga frases como: “às vezes, gasto mais tempo com detalhes” ou “tenho de trabalhar menos arduamente e trabalhar mais produtivamente.”

Quais defeitos NÃO citar em uma entrevista?

  • perfeccionismo;
  • ser sincero demais;
  • temperamento forte;
  • se preocupar demais com o trabalho;
  • dificuldade de equilibrar a vida pessoal e profissional.

Na resposta para a pergunta como você se vê daqui a 5 anos, construa um discurso mais genérico, como um esboço do que você imagina para os próximos anos da sua carreira. Também é muito importante ser claro, realista e sincero na hora de responder.

Os 5 pontos essenciais do desenvolvimento pessoal

  1. Autoconhecimento. O desenvolvimento pessoal começa pela autodescoberta. ...
  2. Empatia. ...
  3. Prática. ...
  4. Inteligência emocional. ...
  5. Aprendizado com os outros.

Os pontos fortes são as características positivas que uma pessoa tem e que a tornam diferenciada em relação a outras. Eles podem incluir coisas como habilidades, vantagens competitivas, capacidades técnicas, credibilidade, valores e soft skills fortes.

Podemos citar alguns exemplos de pontos a desenvolver como: comunicação, trabalho em equipe, melhoria nos relacionamentos, controle de estresse, gestão de tempo, foco, entre muitos outros.