O que comer no café da manhã quem tem pressão alta?

Perguntado por: iassis . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Leite integral Iogurte natural ou coalhada ou suco de fruta natural ou chá de ervas claras (camomila, erva doce, cidreira) ou chá de frutas Page 2 Achocolatado (opcional) Pão sem sal ou light em sódio Biscoito doce (exceto recheado) ou biscoito de água ou torrada levemente salgada Queijo fresco light em sódio Ricota ou ...

De acordo com pesquisas, um dos fatores que contribuem para a elevação de níveis de pressão é o consumo de alguns alimentos que contém potássio¹. Os cereais, como aveia e feijão, e os vegetais, como batata e beterraba, são grandes portadores desse elemento.

Além delas, a banana, rica em potássio, também é uma alternativa para o controle da pressão. Em geral, as frutas são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, fibras e água – esses últimos ajudam na prevenção e controle de problemas cardiovasculares e da hipertensão.

Um estudo feito na Universidade Clemson, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo da clara de ovo pode ajudar quem sofre com hipertensão. Isso porque ela tem uma substância - um peptídeo chamado RVSL - que consegue impedir a produção de uma enzima que aumenta a pressão arterial.

O arroz é pobre em sódio, por isso é considerado um dos melhores alimentos para aqueles que sofrem de alta pressão arterial e hipertensão. O sódio pode causar a contração das veias e artérias, aumentando o estresse e tensão sobre o sistema cardiovascular, com isso a pressão arterial aumenta.

Peparamos uma seleção de grãos, frutas e sementes que chamam a atenção da ciência por atuar na prevenção e no controle da hipertensão

  • Morango. ...
  • Semente de abóbora. ...
  • Clara de ovo. ...
  • Soja. ...
  • Guaraná ...
  • Melancia.

Hipertensos podem tomar café em doses moderadas
A mesma regra vale para outras bebidas: se a dose de cafeína permanecer menor que 200 miligramas por dia, a interferência na pressão arterial é mínima.

Como uma dieta equilibrada inclui bebidas, listamos aqui oito sucos que podem ajudar a diminuir a pressão do sangue.

  1. Suco de tomate. ...
  2. Suco de beterraba. ...
  3. Suco de ameixas secas. ...
  4. Suco de romã ...
  5. Suco de frutas silvestres. ...
  6. Suco de espinafre. ...
  7. Suco de cenoura. ...
  8. Suco de laranja.

Fontes de cálcio, o leite e derivados não podem ficar de fora do cardápio alimentar de quem sofre com hipertensão. O nutriente atua em nosso organismo diminuindo a pressão sanguínea e eliminando o sódio.

Melancia, principalmente a parte branca que chamamos de citrulina. Chuchu. Cereais integrais, como aveia e quinoa. Abacate.

O hipertenso deve evitar alimentos com grande quantidade de sal, como por exemplo, embutidos, salgadinhos, macarrao instantaneo, shoyo, molho pronto para salada, temperos prontos, etc.

O consumo de carnes brancas, como peixe e frango, está entre as principais recomendações para a dieta para pressão alta e deve ocorrer pelo menos duas vezes ao dia. As suas proteínas são fontes de macronutrientes importantes e contam com aminoácidos essenciais para o nosso organismo.

Previne doenças do coração
Além disso, por conter grandes quantidades de potássio, a batata-doce ainda ajuda a eliminar, pela urina, o excesso de sódio do organismo evitando a pressão alta.

Não existe nenhuma relação com a ingesta aumentada de água com hipertensão. A indicação de consumo de água para pessoas SAUDÁVEIS é de aproximadamente 2L/dia. Lembrando que esta quantidade pode variar significativamente em dias quentes ou com nível de atividade física que a pessoa pratica.

Originária da América Central, o chuchu é conhecido por ser um forte aliado no combate à hipertensão, por conter minerais como sódio e potássio, que regulam a pressão arterial, além de ser fonte de fibras, ter propriedades diuréticas e trazer poucas calorias, apenas 19 kcal em cada 100 gramas do produto.

"O mamão é uma fruta rica em fibras, betacaroteno (precursor de vitamina A), folato e potássio. Essa combinação de nutrientes contribui para ajudar no funcionamento do intestino, controlar o colesterol e o açúcar no sangue, regular a pressão arterial e trazer benefícios na contração muscular", ressalta a nutricionista.

Leguminosas
Já mencionamos o feijão-preto e a lentilha, mas outras leguminosas também são importantes para a redução da pressão. É o caso da ervilha, da vagem e outros tipos de feijão. Isso porque eles tem baixo índice glicêmico, o que ajuda a reduzir a glicemia, diretamente ligada à pressão alta.

– Para manter a saúde do coração, já que a hipertensão é um dos fatores de risco para as doenças cardiovasculares, a dica é usar temperos naturais, como alho, salsa, coentro, cebola, cebolinha, manjericão, tomilho, orégano, limão e louro, no lugar do sal.