O que comer para não inchar na gravidez?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

As frutas e as verduras, como a banana, a couve, o tomate e o espinafre, possuem alta concentração de potássio.

Alimentos ricos em potássio, como bananas - além de abacates, kiwis, laranjas e pistaches –, previnem a retenção de água regulando os níveis de sódio em seu corpo e podem, assim, reduzir o inchaço induzido pelo sal.

Para reduzir a incidência do problema, os chás de ervas são as alternativas naturais mais indicadas. Dentre os variados sabores, a melhor para a tarefa é o chá de camomila. A bebida pode diminuir o inchaço e a dor estomacal quando tomados com frequência diária.

O que dá esta impressão é a diminuição do volume de líquido amniótico na bolsa. A compressão final que a gestante sente por causa do crescimento do bebê faz com que os vasos sanguíneos sejam comprimidos e a circulação prejudicada, o que tende a aumentar os inchaços nas extremidades do corpo.

Isso porque o consumo materno de chimarrão, chá, cacau, café passado, suco de uva e outros alimentos ricos em polifenóis e flavonoides pode afetar o desenvolvimento da circulação do bebê durante a vida intrauterina, a partir do terceiro trimestre de gravidez (28 semanas).

Qual fruta é boa para desinchar os pés? Melancia, melão, abacaxi e pera são exemplos de frutas benéficas para quem quer desinchar, pois são ricas em potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água.

Sendo rico em vitaminas C, E, B1, B2, B3 e ômega 9, além de cálcio e ferro, especialistas afirmam que o açaí pode ser consumido até duas vezes ao dia durante a gravidez, desde que da maneira mais natural possível e sem adição de açúcares.

Frutas, ovos, iogurtes e castanhas são bons petiscos que vão ajudar a manter o nível de açúcar no sangue e vão saciar aquela fome entre as refeições. Além de ser muito importante evitar a desidratação durante a gravidez, o consumo de água pode colaborar para que você se sinta mais saciada entre as refeições.

Logo nos primeiros dias após o nascimento, o bebê perde água e desincha, perdendo 10% do peso com que nasceu. Ele recuperará esse peso perdido dentro de 10 dias.

Pepino, chuchu, melão ou melancia, são alimentos com propriedades diuréticas que ajudam a combater o inchaço, especialmente se forem ricos em água.

Mirtilos, morangos, framboesas e amoras contêm fibras e antioxidantes com ação no combate a inflamações. E, também, essas frutas não apenas reduzem a inflamação existente, como também preparam as células para responder melhor a qualquer inflamação futura.

Sucos de caixinha, néctares, com excesso de adição de açúcar não são recomendados.

A drenagem linfática também é muito útil para aliviar o sintoma. Por fim, é sempre importante analisar o tipo de inchaço: se ele ocorre de forma muito desigual entre as duas pernas, a gestante deve procurar o médico imediatamente, pois isso pode ser um sinal de trombose.

A docente ressaltou que grávidas devem evitar beber chá de camomila, já que pode causar contrações uterinas, gerando aborto espontâneo, além de destacar que gestantes devem sempre consultar um especialista antes de decidir tomar qualquer bebida.

Como é a dor do parto? Ela pode ser comparada a uma cólica menstrual intensa, mas não é constante.