O que dá mais Colica leite materno ou fórmula?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Bom, a melhor forma é oferecer o único alimento que é feito especialmente para ele. Isto é, o leite materno, que é digerido mais facilmente. Como resultado, as chances do neném ter cólicas é menor do que se ele ingerisse fórmulas infantis ou leite de vaca.

Por mais parecida que a composição da fórmula seja com a composição do leite materno, a digestão é diferente. Assim, as chances de o bebê ter cólica é muito maior. Alguns médicos observam que os bebês que mamam fórmula, têm as fezes mais endurecidas. Isso pode ser uma das causas da cólica no bebê.

Nan Pro é o produto mais próximo do leite materno, o que o torna o mais recomendado pelos pediatras. O Pre Nan é uma formulação concebida especificamente para bebés prematuros.

As cólicas surgem entre a 2ª e a 3ª semanas e duram até cerca das 12 semanas de vida, tendo o seu pico de incidência pela 6ª semana. Cerca de um terço dos bebês vai apresentar esses sintomas.

Utilizar leite de fórmula irá reduzir a quantidade de leite materno que o seu corpo produz. Comece com um biberão por dia. Certifique-se de que o seu bebé não esteja com muita fome na primeira vez, é preferível que ele esteja descontraído e feliz.

O organismo precisa de cerca de 2 semanas para se adaptar a novos alimentos. Por isso, é importante lembrar que mudanças constantes de marca ou composição da formula infantil, podem gerar mais malefícios do que qualquer outra coisa.

Aptamil Confort 1 é especialmente desenhado para ajudar no alívio da obstipação e das cólicas dos bebés. Aptamil Confort 1 contém proteínas hidrolisadas e um teor de lactose inferior, quando comparado com a fórmula para lactentes regular.

Os medicamentos à base de simeticona podem ser uma alternativa, pois rompem as bolhas de ar causadoras dos gases e das cólicas, deixando seu bebê bem mais confortável.

Para aliviar ou evitar que o bebê sofra com a cólica no caso de gases, o primeiro passo é facilitar que ele arrote após a mamada. Outra dica é que a mãe não deixe a cabeça do bebê deitada ao amamentar, pelo menos nesses primeiros meses de vida. Caso o bebê use também mamadeira, verifique se ele não está engolindo ar.

Para evitar cólicas no bebê, é importante que a mãe não coma em excesso alimentos que provocam gases, como feijão, ervilhas, nabo, brócolis ou couve-flor, por exemplo. Além disso, o uso de alguns chás na amamentação também pode provocar cólicas no bebê.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

Bebês que mamam fórmula devem tomar água? Sim, bebês que usam fórmula necessitam tomar água nos intervalos das mamadas, pequenas ofertas. A partir dos 3 meses de idade.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Você saberá que sua bebê está aceitando bem o leite se ela apresentar a presença de evacuação diária e estiver ganhando peso conforme a curva para as crianças da faixa de idade dela.

Segundo a especialista, geralmente, o choro não indica nenhum problema de saúde: “Isso ocorre porque o bebê não consegue relaxar adequadamente e interpreta o sono como desconforto e, por isso, chora na hora de dormir. Também pode ocorrer das sonecas do dia não estarem adequadas”, explica.

A cólica típica se manifesta como um ataque de choro forte, agudo, estridente e crescente. O bebê se estica, fica vermelho, vira a cabeça para os lados e se encolhe. Com frequência, elimina gases durante o choro, o que traz certo alívio.

Quando o bebê está com gases ele pode sofrer de cólicas e demorar a pegar no sono. Nesse caso, é recomendado fazer alguns truques para diminuir os gases do bebê antes durante esse período, sendo assim ele pode dormir seguro com a barriga para cima.

Tecnicamente é aceitável misturar leite materno com o leite de formula numa única mamadeira. No entanto, embora isso seja possível é muito melhor oferecer ao bebê primeiro um leite e depois o outro.

3O bebê chega ao 1° mês de vida mamando cerca de 90 a 120 ml de leite por mamada. Chega a uma média de consumo diário de 420 ml e 750 ml de leite. 4A partir do segundo mês a quantidade de leite em cada mamada passa a ser em média de 120 ml e 180 ml.