O que dá para o cavalo engordar?

Perguntado por: ealmada . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Uma das maneiras de fazer um cavalo ganhar peso rapidamente é aumentar o consumo de fibras. A fibra é contida no feno, que é parte integrante da dieta do cavalo. Portanto, é importante fornecer fibras suficientes, idealmente com acesso ilimitado ao feno.

Se o fígado continuar a estar sobrecarregado durante várias semanas ou meses, o cavalo perderá peso. Grandes quantidades de proteínas em excesso que não podem ser digeridas pela flora enzimática do intestino delgado acabam no intestino grosso e perturbam a flora microbiana.

Baseado nessas características, entre os tipos de capim mais indicados para equinos, temos: Tamani, Massai, Quênia, entre outros, como os Cynodons (tifton, coastcross). Essas espécies de pasto que o cavalo pode consumir apresentam boa aceitação pelos animais, além de bons valores nutritivos e de proteínas.

Podemos utilizar produtos de alta performance que contenham, por exemplo: vitamina B6, vitamina B12, colina, cromo, lisina, metionina, carnitina, histidina, ácido aspártico, arginina, ácido glutâmico, alanina, triptofano, taurina, entre outros.

vitamina C

As vitaminas mais importantes para um cavalo vão mudando de acordo com a idade, peso corporal, estado produtivo ou fisiológico, nível de estresse ou mesmo enfermidades, sendo que se classificam em dois grupos: hidrossolúveis (vitamina C e vitaminas do Complexo B) e lipossolúveis (A, D, E e K).

Priorize proteínas e carboidratos
O nutriente mais importante para engordar de maneira saudável é a proteína. O músculo é feito de proteína e, sem ela, a maioria dessas calorias extras pode acabar em gordura corporal. Alimentos ricos em proteínas incluem carnes, peixes, ovos, laticínios, legumes, nozes e outros.

A introdução do milho na alimentação requer muita atenção. Desta forma, é necessário iniciar com porções pequenas, duas dietas diárias de 300 gramas, depois de alguns dias aumenta para 500 gramas, até chegar na quantidade necessária e calculada para o seu animal.

no máximo 200 ml de óleo de arte. misturado narração do seu cavalo que ele pesa de 400 a 500 quilos mais importante não colocar toda essa quantidade de uma vez só é bom você dando. gradativamente começa com 20 30 ml adicione ali vai aumentando a quantidade e.

creatina, que fornece energia para a musculatura e promove um aumento de volume muscular facilmente observável.

Um dos cereais mais utilizados na alimentação de eqüinos é o milho, que deve ser fornecido moído na forma de fubá grosso (o fino pode causar cólicas nos animais). Já o feno deve ser oferecido picado e sem poeira, pois esta pode afetar o sistema respiratório dos cavalos.

O farelo de trigo é de digestão fácil, podendo ser dado frequentemente, junto com aveia moída e palha picada, colocando um pouco de sal nos casos de animais que sofram do estômago ou dos intestinos.

Consumo de talos pode constipar sistema digestivo de equinos e levar à morte. Professor Cláudio Haddad, da Esalq-USP, apresenta solução básica em novo vídeo produzido para o quadro G-Tec. Embora seja uma excelente gramínea para o gado, a tropa não deve ter acesso ao capim.

A cana de açúcar, segundo pesquisa de Garcia (1995), pode substituir com eficiência até 50% - máximo estudado - o volumoso capim elefante – (Pennisetum purpureum schum) sem prejuízo do crescimento de potros. A substituição gradativa pela cana não provocou manifestação de cólicas.

Potenay® Injetável apresenta em sua fórmula um complexo vitamínico que estimula a nutrição, associado à uma substância de ação hipertensiva que visa a rápida recuperação de animais. Ação: Sulfato de mefentermina: Hipertensivo. Eleva a pressão sanguínea, melhorando a circulação e a respiração.