O que defende a Igreja Anglicana?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

As crenças, doutrinas e dogmas da Igreja Anglicana assemelham-se às católicas. Dentre as principais semelhanças destacamos os fatos de os anglicanos acreditarem na palavra contida na Escritura Sagrada, bem como de praticarem os sacramentos do Batismo e da Eucaristia.

O anglicanismo preservara os moldes hierárquicos e a adoração aos santos católicos. Qual é o objetivo da Igreja Anglicana? O Anglicanismo foi criado no século XVI, pelo rei da Inglaterra Henrique VIII. Ele surgiu após a insatisfação do rei com algumas decisões tomadas pela Igreja Católica.

Cada Igreja Anglicana pertence à Comunhão Anglicana porque está em comunhão com o Arcebispo de Cantuária e busca manter a fé católica e a ordem reformada que herdou da Igreja da Inglaterra. Mas cada uma é independente. O Arcebispo de Cantuária não tem autoridade legal fora de sua Diocese ou Província.

A reforma anglicana foi promulgada em 1534 pelo rei Henrique VIII, da Inglaterra. Usa como pretexto a recusa do papa em aceitar seu divórcio da rainha espanhola Catarina de Aragão. Henrique VIII rompe com a Igreja Católica e cria o anglicanismo.

Religião criada pelo rei Henrique VIII
O Anglicanismo foi criado no século XVI, pelo rei da Inglaterra Henrique VIII. Ele surgiu após a insatisfação do rei com algumas decisões tomadas pela Igreja Católica.

A Comunhão Anglicana acredita que as Sagradas Escrituras contém toda a doutrina necessária para a salvação e nada que nelas não possa ser lido ou provado por elas pode ser tido como artigo de fé ou necessário para a salvação.

Justin Welby é o líder da Igreja Anglicana, da qual Charles III agora é o chefe, ocupando o cargo de Governador Supremo da Igreja.

O mesmo pode ser dito dos quatro grandes patronos da Grã-Bretanha e Irlanda, Saint George (Inglaterra), Saint David (País de Gales), Saint Patrick (Irlanda) e Saint Andrew (Escócia).

Os interesses pessoais e políticos motivaram Henrique VIII a romper relações com a Igreja Católica. Ao contrário dos primeiros movimentos protestantes que tomaram conta da Europa no século XVI, o anglicanismo surgiu em torno de questões que envolviam diretamente os interesses da monarquia britânica.

  • Queen Anne's Bounty
  • Parlamento do Reino Unido
  • Ecclesiastical Commissioners

A constituição do Anglicanismo, a doutrina protestante inglesa, não teve como eixo principal a crítica teológica aos dogmas e ações do clero católico. Os motivos que geraram o rompimento com o catolicismo na Inglaterra foram políticos, econômicos e também conjugais, sendo este último o que foi evocado para a ruptura.

SER ANGLICANO SIGNIFICA
Apresentar uma teologia baseada nas Escrituras Sagradas e na Tradição, coerente com a inteligência e com a razão. Estar disposto a celebrar a unidade na diversidade. Considerar com seriedade as Escrituras Sagradas, sem crer que cada passagem deva ser interpretada literalmente.

A Igreja da Inglaterra (em inglês: Church of England), também denominada Igreja Anglicana, é a igreja nacional e de denominação cristã estabelecida oficialmente na Inglaterra, a matriz principal da atual Comunhão Anglicana internacional, bem como é membro-fundador da Comunhão de Porvoo.

Compreende os anglicanos de todo o mundo que estão em plena comunhão com a Sé da Cantuária. É constituída por um grupo de igrejas autônomas que estão todas em plena comunhão entre si e compartilham essencialmente suas doutrinas e ordem.

Martinho Lutero

Quem fundou a igreja evangélica? A primeira igreja evangélica que surgiu no mundo foi a luterana, fundada por Martinho Lutero. Com isto, começaram a surgir novas igrejas evangélicas, de contextos protestantes diferentes. As principais são: Igreja Presbiteriana, Igreja Luterana, Igreja Anglicana e Igreja Batista.

A história do anglicanismo no Brasil inicia-se no século XIX, no contexto da transferência da corte portuguesa para o Brasil, o que trouxe destaque para a região nas relações exteriores e possibilitou a abertura das primeiras capelas anglicanas no país.

Os candidatos às Sagradas Ordens na Igreja Anglicana precisam ter formação teológica. Nesse sentido, temos duas hipóteses a serem consideradas: os candidatos que possuem formação (Bacharelado em Teologia) por seminário da própria Igreja Anglicana e aqueles que possuem formação teológica de outras instituições cristãs.

a) anglicanismo, religião cristã originada na Inglaterra, na Reforma, ocorrida no século XVI. b) calvinismo, religião cristã originada das concepções de João Calvino, no século XVI. c) catolicismo, religião cristã, com sede em Roma e obediente à autoridade do Papa.

Embora a IEAB seja o ramo mais antigo e organizado do anglicanismo no Brasil, com 131 anos de existência, há diversas igrejas que disputam a herança da tradição anglicana no país. Há pelo menos 24 grupos que usam a denominação “anglicana” ou “episcopal”.