O que defende Chomsky?

Perguntado por: rgoulart . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Chomsky defende a tese da existência de um processo inato de maturação (curiosamente à semelhança do jovem Freud) em que o que descrevemos como aprendizado nada mais é que a instanciação, com inputs ambientais, de estruturas cognitivas inatas, como o "órgão da linguagem".

Gramática Universal (GU) é um termo criado por Noam Chomsky para se referir ao conhecimento inato que a espécie humana possui para adquirir a língua materna. Esse conhecimento inclui todas as semelhanças que as línguas têm em comum.

O Gerativismo defende que a linguagem é uma capacidade inata - a capacidade do ser humano falar e entender uma lingua se dá por um dispositivo inato, uma capacidade biológica. A fala de uma criança, não é mera repetição de algo que já foi dito, a criança é capaz de criar sentenças inéditas.

Gerativa (gerar – criar frases) porque permite, a partir de um número limitado de regras, gerar um número infinito de sequências. Esse processo é dedutivo: parte do que é abstrato, isto é, um axioma (proposição evidente por si mesma) e um sistema de regras, e chega ao concreto, ou seja, as frases existentes na língua.

Esse estado inicial é uma propriedade humana comum. Assim, todas as línguas, em suas propriedades essenciais, são produto do mesmo molde. Portanto, um “cientista marciano poderia concluir de modo razoável que há uma única linguagem humana, com diferenças apenas marginais” (CHOMSKY, 2005: 35).

O gerativismo ou teoria gerativa é uma tentativa de formalização dos fatos linguísticos aplicando-se um tratamento matemático preciso, explícito e finito às propriedades das línguas naturais. Isto facilitaria o aprendizado dos idiomas. Ele foi criado por Noam Chomsky em oposição ao estruturalismo bloomfieldiano.

Assim, Chomsky (1959) enfatizou que o enfoque da ciência behaviorista era incorreto. Os conceitos criados com os resultados obtidos em laboratório tais como, estímulo, resposta, reforço, privação e etc., não poderiam dar conta da complexidade humana.

É autor de uma contribuição fundamental à linguística moderna, com a formulação teórica e o desenvolvimento do conceito de gramática transformacional, ou generativa, cuja principal novidade está na distinção de dois níveis diferentes na análise das frases: por um lado, a “estrutura profunda”, conjunto de regras de ...

A Teoria Gerativa é, portanto, uma teoria que se propõe a estudar a linguagem levando em conta as propriedades da mente humana e a relação destas com a organização biológica da espécie.

As principais colocações de Chomsky nesse trabalho eram: existe uma predisposição inata para a linguagem; existe algum aparato mental ou cerebral* voltado especificamente para a linguagem; os indivíduos não nascem como uma página em branco; o homem cria e re-cria a linguagem a todo instante (criatividade), isto é, ...

Noam Chomsky (1928) é professor e ativista político norte-americano. Tornou-se conhecido por suas críticas contra a política externa americana. É professor do Massachusetts Institute of Technology. Desenvolveu uma teoria que revolucionou o estudo da linguística.

A teoria da gramática gerativista é uma teoria linguística elaborada por Noam Chomsky e pelos linguistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) na década de 1950.

Na área de Linguística, cujo foco é pesquisar os fenômenos da língua, as principais correntes teóricas são o Estruturalismo, o Gerativismo e o Funcionalismo. A escolha por analisar essas duas correntes se deu pelo fato de que seus objetos de estudo são totalmente distintos.

O foco do gerativismo está na comparação entre as línguas e universais linguísticos. Foco na estrutura sintática ou morfossintática. Associada principalmente a William Labov, foca na tentativa de compreender o mecanismo da mudança linguística: não apenas em apontar que mudanças aconteceram, mas como elas ocorrem.

Ele propõe um estudo da sintaxe das línguas naturais e também que a língua seja entendida como um objeto mental. Desse modo, diferente da proposta de Saussure, que vê a língua como um objeto social, Chomsky afirma que a língua humana é um sistema de princípios radicados na mente humana.

É a ciência que estuda a comunicação humana e os mecanismos para sua produção. Assim, a pesquisa teve como objetivo verificar na literatura a correlação entre a Fonoaudiologia e as teorias da linguagem: conceitos, aspectos linguísticos e variações de pensamento.