O que deixa mais bêbado vodka ou cerveja?

Perguntado por: ocarvalho5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Misturar tipos de bebidas, destilados e fermentados, ou marcas de uma mesma bebida não influenciam no quanto você ficará bêbado, nem na ressaca que você terá no dia seguinte.

1 dose de destilado (pinga, uísque, vodca) (50 ml) – 1,5 unidade de álcool Cada unidade de álcool (10 a 12 g de álcool puro) requer uma hora para ser metabolizada completamente.

40%

Vodca. Suas variações de sabores são muitas, assim como seus teores alcoólicos. Entretanto, a quantidade de álcool da vodca fica em torno dos 40%. Isso explica por que ela é mais usada em drinks.

Os destilados contém 40% ou mais. Para entender o prejuízo do álcool na sua dieta, é necessário saber a quantidade de ingestão total ao longo do dia. Enquanto 1 litro de cerveja contém 410 calorias, a mesma quantidade de vodka tem 2.170 calorias e de gim 2.600. Cerveja engorda mais do que vodka.

Estudo publicado no JAMA Network Open mostrou que o consumo diário de álcool, mesmo que em poucas doses, não protege contra risco de mortalidade por todas as causas. Entenda. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe um padrão de consumo de álcool que seja absolutamente seguro.

3 horas

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Em três horas todo o álcool ingerido sai do organismo
Mesmo que você transpire e vá diversas vezes ao banheiro, você vai precisar de mais de três horas para eliminar todo o álcool do seu organismo.

Essas, sim, podem conter metanol e ... Em teoria, as bebidas como cerveja, vodka e gin causariam menos dor de cabeça. Isso porque essas bebidas, se consumidas em grande quantidade, também causam os sintomas típicos da ressaca, como enjoo e dor de cabeça.

ml em resumo baseado nessas informações para uma pessoa de peso mediano algo em torno de 70 kg estando alimentada e com o corpo em boas condições deve considerar-se embriagada a partir da sexta lata de 350 ml de cerveja.

Tontura, dor de cabeça, fraqueza muscular, dificuldade de equilíbrio, alteração da coordenação… quem já exagerou na bebida alcoólica sabe bem como é ficar assim.

A ingestão de três a seis doses por semana, nunca mais do que duas por dia, eleva de forma moderada os riscos. Do sétimo drinque em diante, o risco de vir a sofrer consequências na saúde é alto e aumenta a cada dose extra. A diretriz é a mesma para homens e mulheres e vale para qualquer tipo de bebida.

7%

A maioria das cervejas tem teor alcoólico entre 2 e 7%. Há receitas que têm maior quantidade de álcool por volume. A nossa Ouropretana Amburana Brown Porter, por exemplo, tem 8,2% de teor alcoólico, a mais alta que temos.

A graduação alcoólica da cachaça fica entre 38% e 48%, já a da vodka se mantém em 40%. Por isso, na maioria das vezes, a cachaça costuma ser “mais forte”.

5% vol

Produzida por meio da fermentação de cereais e principalmente da cevada, a cerveja é uma das primeiras bebidas alcoólicas criadas por nós, seres humanos. E o seu teor alcoólico não costuma ser muito alto, com variações entre 2,5% vol. e 5% vol.