O que deve constar no carimbo de psicólogo?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

Para efeito de tratamento profissional da Psicóloga e do Psicólogo, a exemplo de crachás, dentre outros, deverá ser utilizado somente o Nome Social e o número de registro."

Entenda como funciona: Para estar habilitado a exercer a profissão de psicóloga(o), o profissional deve ser formado em Psicologia e estar com inscrição ativa no Conselho Regional de Psicologia do Estado em que atua. É possível checar se a(o) psicóloga(o) está com registro ativo no Cadastro Nacional de Psicólogas(os).

O laudo psicológico deve fornecer apenas as informações necessárias e relacionadas à demanda, relatando o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico, a hipótese diagnóstica, a evolução do caso, orientação e/ou sugestão de projeto terapêutico.

completo ou pode ser um sobrenome, psicóloga e C.

Quais informações colocar no carimbo?

  • Logo da empresa.
  • CNPJ.
  • Nome de funcionários, quando necessário.
  • Nome do departamento responsável por uma validação de determinado documento.
  • Telefone da empresa.
  • Endereço da empresa.
  • Etc.

Por não poderem prescrever remédios nem realizar procedimentos clínicos, os psicólogos não podem ser considerados médicos. Ainda, não existe nenhuma regra que prevê o título de "doutor" para quem estuda Psicologia. Sendo assim, não é necessário chamar esses profissionais dessa forma.

A mesma letra grega “psi”, representada pelo tridente é o símbolo adotado pela Psicologia. PSI também é a sigla de “Para Sua Informação”, geralmente usada em escritórios ou em mensagens de e-mail, quando se quer resumir as palavras para mandar alguma informação.

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) formam, juntos, o Sistema Conselhos. O CFP e os Conselhos Regionais foram criados pela Lei nº 5.766, de 20 de dezembro de 1971 , regulamentada pelo Decreto 79.822, de 17 de junho de 1977.

R$ 2.736,39

O salário médio de um Psicólogo no Brasil é de R$ 2.736,39. Os estados onde a profissão de Psicólogo têm os melhores salários são Sergipe, Rio de Janeiro e Roraima. As especialidades com os melhores salários são Psicologo do Esporte, Psicologo Juridico e Psicologo do Trabalho.

O Registro de Especialista em Psicologia, embora não constitua condição obrigatória para o exercício profissional, atesta o reconhecimento da atuação da psicóloga ou do psicólogo à determinada área da especialidade, qualificando a sua formação.

Resposta: Sim. A Resolução do CFP n.º 06/2019 definiu que é atribuição da/o psicóloga/o emitir atestado psicológico baseado em um diagnóstico psicológico ou em determinada situação, estado ou funcionamento psicológico, com a finalidade de afirmar as condições psicológicas.

15 dias

Em linhas gerais, a norma define que a emissão pode ser feita desde que haja um diagnóstico psicológico, devidamente comprovado, que indique necessidade do afastamento, seja para atividades de trabalho ou estudo. Ele também deve ter prazo inferior ou igual a 15 dias.

A pessoa formada em Psicologia deve entrar em contato com o Conselho Regional de Psicologia (CRP) para realizar sua inscrição no Conselho. É possível requerer a inscrição no CRP com a certidão de colação de grau, no entanto, esse documento deverá ser substituído pelo diploma de Formação de Psicólogo no prazo de 2 anos.

Primeiro nome e sobrenome, é o ideal.

1.2 - Texto centralizado em letras maiúsculas, fonte Arial, tamanho 9, com moldura; 1.3 - O carimbo deve ser aposto na cor azul; 1.4 - O nome empresarial no carimbo deve ser o registrado junto ao DIPOA, abreviado ou não.

O carimbo médico deve conter as seguintes informações:

  1. Nome do profissional;
  2. Palavra MÉDICO em letras maiúsculas;
  3. Se o profissional tiver alguma especialidade, deve colocar também em letras maiúsculas, acompanhado pelo número do RQE;
  4. Número de registro no CRM, com o estado em que ele está inscrito.