O que deve fazer antes de se separar?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

A princípio, para você saber como se separar, precisará contratar um advogado especializado em direito de família. Assim, ele te auxiliará a juntar os documentos necessários e a dar entrada no processo. Além disso, a separação pode ser judicial ou extrajudicial, a depender do seu caso.

Como se preparar para um divórcio?

  1. Procure por um advogado especialista. Um processo de divórcio envolve questões importantes como a situação financeira dos cônjuges. ...
  2. Entenda as categorias de divórcio que existem. Divórcio sempre envolve custos financeiros e emocionais. ...
  3. Organize seu emocional e financeiro.

4 dicas de como criar coragem para se separar

  1. Não tenha medo de magoar o outro. Algumas pessoas acabam aceitando uma situação de insatisfação e evitam a separação porque acham que o parceiro “não merece passar por isso”. ...
  2. Coragem para agir. ...
  3. Enfrente a situação. ...
  4. Saia da zona de conforto. ...
  5. Tenha inteligência Emocional.

As sete fases do fim de um relacionamento

  • Leia também. Divórcio jamais. ...
  • Desespero por respostas. O percurso até o entendimento é desgastante e muitas vezes exige pensamentos e comportamentos racionais. ...
  • Negação. ...
  • Barganha. ...
  • Recaída. ...
  • Raiva. ...
  • Aceitação inicial. ...
  • Esperança redirecionada.

A princípio, o divórcio amigável agiliza a tomada de decisões. Além disso, ele favorece a rapidez do processo de separação. Então, como a sua rotina é corrida, você precisa solucionar pendências jurídicas de maneira rápida e com menos burocracia. Portanto, recorrer ao divórcio consensual é a melhor decisão para você.

As mulheres experimentam maior dor após a separação de um parceiro. Parece que, quando se trata de sofrer e se recuperar de uma separação, existem diferenças entre os sexos . As mulheres experimentam maior dor emocional, mas também se recuperam muito melhor, como um estudo realizado pela Universidade Binghamton.

Você já não sente a antiga cumplicidade, nem mesmo o companheirismo está presente. Uma traição faz a gente perder a confiança no outro. A traição, inclusive, pode gerar imenso sofrimento e trauma, sendo causa comum para fazer o cônjuge refletir: essa é a hora de me separar.

Direito de família
A pensão alimentícia entre ex-cônjuges é justificada quando uma das partes não tem bens suficientes nem pode se manter por meio de seu trabalho, e se a outra parte tiver condições de pagar sem prejuízo ao seu próprio sustento.

Os advogados cobram mais barato no divórcio extraconjugal, iniciando sua remuneração em cerca de R$ 1.500. Já um divórcio judicial pode ultrapassar facilmente os R$ 4 mil em honorários advocatícios.

Aceite suas dúvidas.

  1. Você pode conversar com amigos e pessoas próximas para tirar dúvidas, mas tome cuidado para não ficar pedindo a opinião dos outros. A decisão é sua.
  2. Pergunte-se se a decisão foi tomada no calor do momento. Se for o caso, espere alguns dias para descobrir como você se sentirá.

Medo da separação
Saber que aquela união perfeita lá do início transformou-se em desunião, onde um não reconhece mais o outro, e chega a inevitável decisão da separação. Isso vem a tona nossos medos mais profundos, como a angústia, dúvida sobre o futuro, e claro, o medo do arrependimento.

Mesmo assim, a pergunta que fica é: por que as separações são sempre tão difíceis? Uma das possíveis respostas é porque a sensação de estar separado não é confortável nem para quem é deixado e nem para quem decide terminar.

Você se sente completamente mal-amado ou pior, se sente negligenciado e humilhado. Seu cônjuge o decepcionou de alguma maneira importante. Talvez seu cônjuge não tenha contribuído financeiramente para o seu casamento e esteja completamente dependente do seu apoio financeiro.

No momento em que estamos cientes do que estamos vivendo ou vamos viver, superar ficará mais suave e menos complicado. As 5 fases do luto na separação são negação, raiva, barganha, depressão e aceitação.

Segundo os pesquisadores, o fim de uma relação pode levar a um estresse mental significativo: os homens já têm maiores riscos de suicídio do que as mulheres e a separação eleva as chances em quatro vezes .

Em média, superar uma separação levaria entre seis meses e um ano. A fase do luto, ou seja, aquela fase em que se enfrentam emoções como angústia, raiva, tristeza ou melancolia, não deve ultrapassar o período entre três e seis meses.

Conheça os 8 sinais de um relacionamento incompatível

  1. O futuro parece diferente para ambos. ...
  2. Argumentos constantes. ...
  3. Desejo de passar mais tempo com outras pessoas. ...
  4. A comunicação não acontece. ...
  5. Ninguém quer ceder. ...
  6. Valores e crenças muito diferentes. ...
  7. Vocês não conseguem ser vocês mesmos. ...
  8. O desejo de mudar o outro é muito forte.
Continuar lendo Quando se deve separar?