O que diz a habilidade EF03ER04?

Perguntado por: ebrito . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

(EF03ER04) Caracterizar as práticas celebrativas como parte integrante do conjunto das manifestações religiosas de diferentes culturas e sociedades. Manifestações religiosas (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental). Reconhecer diferentes tipos de festas religiosas do Brasil.

(EF04ER06) Identificar nomes, significados e representações de divindades nos contextos familiar e comunitário.

EF03ER01 Identificar e respeitar os diferentes espaços e territórios religiosos de diferentes tradições e movimentos religiosos. Ao passear por seu bairro ou por sua cidade você já deve ter visto alguma construção feita para abrigar os seguidores de uma religião.

A habilidade EF03GE04 consiste em: Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.

(EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reúso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

(EF04ER02) Identificar ritos e conhecer suas funções em diferentes manifestações e organizações religiosas (adivinhatórios, de cura, entre outros). (EF04ER03) Caracterizar ritos de iniciação e de passagem em diversos grupos religiosos (nascimento, morte e casamento, entre outros).

A habilidade EF15LP07 consiste em: Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.

(EF07ER03) Reconhecer os papéis atribuídos às lideranças, destacando a importância do papel feminino dentro das diferentes organizações religiosas. (EF07ER04) Exemplificar líderes religiosos que se destacaram por suas contribuições à sociedade.

Ritos religiosos (EF04ER01) Identificar ritos presentes no cotidiano pessoal, familiar, escolar e comunitário. Conhecer ritos religiosos vivenciados no cotidiano pessoal, familiar, escolar e comunitário. ritos e suas funções em diferentes manifestações e tradições religiosas.

A habilidade EF03HI07 consiste em: Identificar semelhanças e diferenças existentes entre comunidades de sua cidade ou região, e descrever o papel dos diferentes grupos sociais que as formam.

EF03HI05: Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados. Identificar os marcos históricos da cidade onde se vive, utilizando metodologias ativas (classe invertida). Conhecer sobre a origem dos Marcos. Utilizar a internet como ferramenta de pesquisa.

(EF03ER06) Caracterizar as indumentárias como elementos integrantes das identidades religiosas. Manifestações religiosas (Contemplando as quatro matrizes: Indígena, Ocidental, Africana e Oriental). Reconhecer diferentes tipos de mitos e textos sagrados orais e escritos.

A habilidade EF03HI10 consiste em: Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção.

A habilidade EF03HI12 consiste em: Comparar as relações de trabalho e lazer do presente com as de outros tempos e espaços, analisando mudanças e permanências.

A habilidade EF03CI04 consiste em: Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

Atividades com a habilidade (EF03LP02) ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV,V,CVC,CCVVC,VV,CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).

A habilidade EF03LP17 consiste em: Identificar e reproduzir, em gêneros epistolares e diários, a formatação própria desses textos (relatos de acontecimentos, expressão de vivências, emoções, opiniões ou críticas) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (data, saudação, corpo do texto, despedida, assinatura ...