O que diz em Atos 2 versículo 2?

Perguntado por: slopes8 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.

As línguas de fogo desceram sobre os Apóstolos reunidos no cenáculo em torno de Santa Maria. Simbolizam a força transformadora do Espírito Santo nos apóstolos, que transformou suas vozes (línguas) em vozes de anúncio corajoso e veraz da fé de Cristo.

Nesta solenidade, a Igreja faz memória do cumprimento da promessa de Jesus Cristo a seus discípulos. De acordo com o livro dos Atos dos Apóstolos, no dia de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em Jerusalém quando o Espírito Santo veio sobre eles em forma de línguas de fogo.

O livro de Atos ilustra como o Salvador continuou a dirigir Sua Igreja por inspiração do Espírito Santo àqueles que possuíam as chaves do sacerdócio. O Espírito Santo revelava a verdade aos apóstolos, que então guiavam e ensinavam a Igreja. Os apóstolos também realizaram milagres em nome de Jesus Cristo.

No exato momento que os discípulos receberam o Espírito Santo, estes homens foram até o local, onde estavam e ficaram perplexos porque ouviam os discípulos falarem das grandezas de Deus em sua própria língua materna (At 2.6 e 11).

Esse dia santo atraía grandes multidões a Jerusalém para um período de festa e comemoração. Quando os fiéis se reuniram nesse dia, o Senhor enviou o poder do Espírito Santo, como Ele havia prometido antes de ascender ao céu. (Ver Atos 1:4–8.)

O testemunho recebido antes do batismo, por aqueles que buscam a verdade sinceramente, vem por meio do poder do Espírito Santo. “O poder do Espírito Santo pode vir a uma pessoa antes do batismo e testificar que o evangelho é verdadeiro” (Guia para Estudo das Escrituras, “Espírito Santo”).

verbo transitivo
Tornar mais vivo. 3. Fazer reviver, renovar.

O nome “português brasileiro” representa, assim, ruptura e continuidade. É um nome apropriado não apenas nos contextos de pesquisa acadêmica, mas uma importante ferramenta para que os falantes se reconheçam diante de sua língua. Falamos português, mas o português do Brasil.

Fale claramente quando você orar em línguas. Permita que o Senhor lhe faça seu instrumento plenamente. Deixe sua boca e língua se movimentarem de acordo com a vontade do Senhor e não murmure. Não se preocupe se a sua língua parece gaguejada ou repetitiva (Isaías 28:11).

Embora no início do século XIX muito se tenha falado da língua brasileira, como a Constituição não foi votada, mas outorgada por D. Pedro, em 1823, decidiu-se que a língua que falamos é a língua portuguesa.

Pentecostes é a plenificação do Mistério pascal: a comunhão com o Ressuscitado só é completa pelo dom do Espírito, que continua em nós a obra de Cristo e sua presença gloriosa. Hoje somos revestidos da Força do Espírito para sermos testemunhas alegres e corajosas do Cristo Ressuscitado a exemplo de seus discípulos.

São os apóstolos começam a falar nos vários idiomas presentes em Jerusalém. O milagre de Pentecostes consiste no fato de que todos entendem os apóstolos na sua própria língua e cultura.

Para a igreja católica, Pentecostes é uma das celebrações mais importantes do calendário cristão, pois comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e sobre Maria, sua santíssima mãe, configurando o dia do nascimento da Igreja.

O Livro dos Atos traça os primeiros anos da história do Cristianismo desde a ascensão de Jesus, em Jerusalém, até a prisão de Paulo em Roma. É intenção de Lucas dar continuidade à história de Jesus através do testemunho e missão dos seus primeiros discípulos.

Em Atos 1:8 este versículo traz um pequeno esboço sobre a estrutura do livro: ser testemunhas em Jerusalém, Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Acção (feita ou por fazer) considerada na sua essência ou resultado. 2. [Por extensão] Feito, facto . 3.

Pedro proclamou que Jesus é o “Senhor e Cristo” (Atos 2:36) e convidou as pessoas a se arrepender, ser batizadas e receber o dom do Espírito Santo. Cerca de 3 mil pessoas foram convertidas e batizadas naquele dia e continuaram fiéis na Igreja.

O fogo do Pentecostes está sempre queimando nos discípulos
O fogo do Pentecostes queimava em cada um deles até o dia da morte. Mesmo nos nossos dias animais de presa estão rondando a igreja do Deus vivo, e de vez em quando você pode ouvir roncando e rugindo na periferia.

1 E cumprindo-se o dia de aPentecostes, estavam todos concordemente reunidos. 2 E de repente veio do céu um som, como de um avento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, e pousaram sobre cada um deles.

Continuar lendo O que diz em Atos 2 20?