O que diz o novo Código Florestal?

Perguntado por: uvasconcelos . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

O novo Código Florestal dispõe sobre o uso e a proteção da vegetação nativa em terras privadas. É uma das leis ambientais mais importantes, com um grande potencial de promover o uso eficiente da terra no Brasil, e uma ferramenta valiosa para a mitigação das mudanças climáticas.

Conforme comentado em entrevista, o Brasil teve três Códigos Florestais, em 1934, 1965 e 2012, todos os eles buscam a preservação do meio ambiente, principalmente as APPs e RL, porém, há uma evolução nos aspectos legais de cada Código.

De acordo com o Código Florestal (Lei 12.651/2012), a exploração agroflorestal em Área de Preservação Permanente (APP) ou Reserva Legal (RL) é permitida quando realizada por agricultores familiares, ou seja, aqueles que cumprem os critérios definidos pela Lei 11.326/2006 que rege a Política Nacional da Agricultura ...

Área de Preservação Permanente, também chamada de APP, segundo o Novo Código Florestal Brasileiro, Lei nº 12.651/12, é área protegida, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, proteção o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas...

Entre eles, estão a diminuição generalizada das florestas e outros habitats; o comprometimento e a integridade dos atributos de áreas de Preservação Permanentes e de Reservas Legais; e a relativização ao dever de reparar danos ambientais.

Esta Lei estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal; a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais e o controle e prevenção dos incêndios florestais, e prevê instrumentos econômicos e ...

Nova Lei do Licenciamento Ambiental busca equilibrar desenvolvimento e preservação. O Projeto de Lei (PL 2.159/2021), que institui a Lei Geral do Licenciamento Ambiental (LGLA), aguarda aprovação do Senado Federal em 2022.

Como o proprietário de um imóvel rural pode adequar a sua propriedade ao novo Código Florestal? O novo Código Florestal traz algumas opções para o proprietário rural que apresenta déficit de vegetação nativa em áreas de reserva legal ou em áreas de preservação permanente regularizar suas terras.

Lei Nº 12.651/2012 - Código Florestal Brasileiro – Revoga o Código Florestal Brasileiro de 1965 e define que a proteção do meio ambiente natural é obrigação do proprietário mediante a manutenção de espaços protegidos de propriedade privada, divididos entre Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL).

O Código Florestal Brasileiro foi criado em 1934 e editado em 15 de setembro de 1965 por meio da Lei nº 4.771 que definiu de forma minuciosa os princípios necessários para proteger o meio ambiente e garantir o bem estar da população.

“Resumindo: a Reserva Legal são percentuais e podem ser utilizadas mediante plano de manejo, e as APPs são metragens de áreas definidas pelo Código Florestal que não podem ser exploradas, exceto aquelas situações de áreas consolidadas”, frisou.

Princípios do Código Florestal
O primeiro princípio é a afirmação do compromisso soberano do Brasil com a preservação das suas florestas e demais formas de vegetação nativa, com o intuito de garantir o bem estar das gerações presentes e futuras. É fácil perceber que o princípio acima é um dos mais importantes.

A saber, o Código Florestal, Lei Nº 12.651, de 25 de maio de 2012, define as matas ciliares como Áreas de Preservação Permanente (APP). Nesse sentido, deve-se proteger essas áreas, proibindo as intervenções diretas na vegetação, como exemplo, o corte raso.

É proibido o uso de fogo nas florestas e demais formas de vegetação. Parágrafo único. Se peculiaridades locais ou regionais justificarem o emprêgo do fogo em práticas agropastoris ou florestais, a permissão será estabelecida em ato do Poder Público, circunscrevendo as áreas e estabelecendo normas de precaução. Art.