O que é 1 soneto?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.4 / 5 9 votos

Soneto é um poema de forma fixa que possui 14 versos. Ele foi criado, no século XIII, pelo poeta italiano Giacomo da Lentini. Assim, o soneto italiano apresenta dois quartetos seguidos por dois tercetos. O soneto inglês possui três quartetos seguidos por um dístico.

O soneto: é um tipo de poema que se apresenta sob uma estrutura fixa: quatro estrofes, sendo dois quartetos (estrofes compostas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes compostas por três versos).

Um soneto é um tipo de poema composto por 14 versos, tradicionalmente escritos em pentâmetro iâmbico, uma métrica comum na poesia em inglês. Esses versos são organizados em quatro estrofes: três quartetos (conjuntos de quatro versos) e um terceto (conjunto de três versos).

soneto inglês ou shakespeariano; soneto monostrófico; soneto estrambótico.

O soneto é uma forma fixa composta por catorze versos, formada de dois quartetos (estrofes de quatro versos) e dois tercetos (estrofes de três versos).

O soneto clássico (de agora em diante, simplesmente, soneto) tem regras mais rígidas. Por exemplo, rimas consonantes e um número fixo de sílabas em cada verso. O mais comum é encontrar sonetos com versos decassílabos, em que a última sílaba acentuada em cada verso é a décima.

Um conjunto de poemas em que o amor é celebrado com beleza e intensidade pelo escritor que ajudou a forjar a literatura de língua portuguesa.

O soneto clássico inicia com uma espécie de introdução que apresenta o tema. Depois, há o desenvolvimento das ideias e, ao final do poema, a finalização com uma conclusão que aparece no último terceto. Assim, o último verso é considerado o fecho de ouro do soneto por encerrar com uma reflexão sobre o tema.

Como todo poema, a estrutura principal de um soneto é composta por estrofes e versos. As duas primeiras estrofes são compostas de quatro versos cada, e as duas últimas, três versos cada. Ou seja, dois quartetos ou quadras (estrofes formadas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes formadas por três versos).

É caracterizado pela presença de quatorze versos que, normalmente, possuem dez sílabas poéticas, ou seja, versos decassílabos ou alexandrinos. Esses versos são organizados em duas quadras e dois tercetos. Estrofe de quatro versos que se apresenta geralmente com rimas alternadas (abab) ou opostas (abba).

O poema é um tipo textual estruturado em versos e que pode conter rimas e metrificação. O soneto é um tipo de poema de forma fixa, composto por quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos. Já a poesia é a própria forma de arte, podendo ser expressa pela pintura, fotografia, músicas e textos.

Estrofe é o conjunto de dois ou mais versos que compõem os gêneros discursivos poéticos.

Na teoria da literatura, os Versos Brancos, também chamados de “Versos Soltos” são aqueles que não apresentam esquemas de rima, entretanto podem apresentar métrica (medida). Os versos brancos são muito utilizados desde o século XVIII no Brasil, sobretudo na poesia romântica, moderna e contemporânea.

eu lírico é a voz que enuncia o poema. Pode ser mais próximo ou mais distante do autor, mas jamais deve ser confundido com o poeta. Ouça o texto abaixo! O eu lírico é um elemento fundamental da poesia.

Diferenças entre poema e poesia
O poema é uma estrutura, isto é, um texto escrito em forma de versos, com metrificação ou não, com rimas ou não. Assim, opõe-se à prosa, que é a não utilização de versos na escrita de um texto. Já a poesia é o conteúdo, caracterizado pela plurissignificação, ambiguidade e estranheza.

A métrica é medida do verso a qual corresponde ao número de sílabas poéticas. No caso do soneto, os versos são geralmente decassílabos, ou seja, compostos de 10 sílabas poéticas, classificados em: Versos Heroicos: sílabas tônicas nas posições 6 e 10.