O que é 240V?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

100V – 240V: Quer dizer que seu aparelho é bivolt. Pode plugá-lo sem preocupações. Nos carregadores você lerá a palavra INPUT e logo após ela a informação de voltagem.

Essa palavra só existe pois a unidade de medida que representa a tensão é o Volt (V). A voltagem é a indicação do potencial de corrente que será necessário para funcionar um aparelho. Sendo assim, a diferença entre 110 e 220 volts está na instalação elétrica e no dimensionamento dos seus componentes.

Outra maneira de reconhecer um equipamento bivolt é olhando se ele possui a chave seletora de tensão, com as marcações de 110V (ou 127V) e 220V. Ela pode estar tanto no produto em si quanto na fonte do aparelho.

Isso significa que na rede de 120 V a tensão máxima admitida é 132 V e na rede de 240 V a tensão mínima admitida é de 187 V.

Qual é a tensão com manutenção mais barata? É a 220 volts – pelo menos para os concessionários. Esse sistema usa menos transformadores e cabos mais baratos no caminho da distribuidora até o consumidor final.

A principal diferença entre elas é o tamanho do fluxo de eletricidade que passa por cada um, tá? Funciona assim: com a tensão 127V, você precisa de fios bem mais grossos pra ligar uma lâmpada num abajur do que precisaria se a tensão fosse 220V, porque a corrente elétrica é maior e isso esquenta mais o fio.

Existem construções que não possuem rede elétrica uniforme. Isto é, apresentam tomadas com tensão 220V e 127V. Nesses casos, é indicado que você utilize produtos com tensão bivolt, evitando que, por algum equívoco, o seu aparelho seja queimado, assegurando, também, a sua segurança.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.

Como saber se um aparelho é bivolt? A maioria dos aparelhos elétricos vem com uma etiqueta de identificação, mostrando qual a voltagem do produto eletrônico.

Mas você pode usar um abajur (desk lamp). Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.

Os transformadores são equipamentos responsáveis por alterar a tensão elétrica (os volts), seja para aumentar ou diminuir, o que permite que aparelhos elétricos de 220V possam ser ligados em tomadas de 110V, por exemplo.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.

Todos os equipamentos elétricos e eletrônicos de uso doméstico comercializados no Brasil terão que ter tensão bivolt (127 e 220 volts).

O ponto onde a tomada vai ser instalada deve ter dois fios de fase, um neutro e um terra. Isso significa que para a instalação dessa tomada bivolt, a alimentação da sua casa tem que ser pelo menos bifásica. Com os fios devidamente separados é só ligar os fios na tomada de acordo com a indicação dos bornes da tomada.

100V – 240V: Quer dizer que seu aparelho é bivolt. Pode plugá-lo sem preocupações. Nos carregadores você lerá a palavra INPUT e logo após ela a informação de voltagem.

Nunca ligue aparelhos em voltagens que não são compatíveis com suas especificações, tanto um aparelho que funciona em 110 ou 127 V.

Continuar lendo