O que é 4WD Lock?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

O modo «4WD Lock» distribui o binário do motor pelos eixos dianteiro e traseiro, de forma a optimizar as capacidades do veículo para ultrapassar as situações de circulação todo-o-terreno. Este modo só deve ser utilizado em estradas não-alcatroadas (por exemplo, com lama, forte inclinação, areia).

A tração 4WD é abreviação de Four Wheel Drive ou Quatro Rodas Motrizes, esta configuração permite que o condutor escolha se deseja apenas tração em duas ou nas quatro rodas a partir do acionamento do comando através de botão ou alavanca, dependendo do modelo e do sistema.

Já no sistema 4WD, o tracionamento na maior parte do tempo é apenas em um dos eixos (ou o dianteiro ou o traseiro), sendo necessário que o motorista ative por algum comando a tração no outro eixo, quando, então, o carro passa a tracionar as quatro rodas.

4WD: A tração 4WD é abreviação de Four Wheel Drive ou Quatro Rodas Motrizes, esta configuração permite que o condutor escolha se deseja apenas tração dianteira, traseira ou nas quatro rodas a partir do acionamento de um botão.

A tração 4WD (Four-Wheel Drive) é um sistema de tração nas quatro rodas que é normalmente usado em veículos off-road, como jipes e caminhonetes. Ao contrário da tração AWD, a 4WD não é usada em tempo integral. Em vez disso, o motorista deve ativá-la manualmente, geralmente por meio de um botão ou alavanca no painel.

Qual a diferença entre tração AWD e 4WD? A principal diferença entre tração AWD e 4WD, é que a primeira (AWD) funciona de modo integral em todas as rodas sempre. Enquanto a 4WD, pode ser acionada pelo condutor, em que consegue optar por colocar a força motriz nas duas rodas traseiras ou nas duas dianteiras.

Serv 4x4 indisponível pode ser gerado tanto por uma proteção do sistema de tração disparada pelo próprio carro (que depois volta tudo ao normal) ou pode ser por um mau contato ou defeito nos sensores de ABS (o problema some após a substituição do citado componente).

Isso porque no asfalto as rodas percorrem trajetos diferentes. Sendo assim, utilizar tração 4x4 pode forçar os eixos a manterem a mesma rotação em todas as rodas. “Algumas permitem o uso em até 60 km/h em pistas molhadas, por exemplo.

Quando devo usar? A função 4×4 reduzida só deve ser utilizada em situações em que haja a necessidade de aumentar muito o torque. Aumentar o torque pode forçar o conjunto de motor e câmbio, levando ao desgaste prematuro e até mesmo a quebra.

O bloqueio do diferencial serve para situações na qual uma das rodas do veículo encontra-se livre. Nestes casos o diferencial tende a transmitir todo torque recebido pelo eixo da transmissão para o eixo que encontra-se livre, girando-o livremente.

A principal diferença entre ambos sistemas está no modo como cada um deles envia força para os eixos dianteiro e traseiro do veículo. A tração integral em um veículo indica que o movimento de tracionamento das rodas ocorrerá de forma permanente. Enquanto que, na tração 4×4 o acionamento é apenas temporário.

2WD: Ou Two Wheel Drive, significa que o veículo tem tração em apenas duas rodas. Esta configuração equipa a grande maioria dos veículos, quando o sistema de tração é instalado no eixo traseiro ou dianteiro. 4WD: Ou Four Wheel Drive, significa que o veículo tem tração nas quatro rodas.

Quais são os tipos de tração de carro?

  • Tração 4x2.
  • Tração 4x4.
  • Tração AWD.
  • Tração dianteira.
  • Tração traseira.

“4×4” num veículo com tração nas quatro rodas significa que há 4 rodas no total e 4 rodas acionadas. Um 4×2 ou 2WD é um veículo que tem uma tração nas duas rodas (2WD) com quatro rodas. “4×2” significa que há 4 rodas no total e 2 rodas acionadas.

O principal motivo para que o controle de tração ser desligado é que em situações muito específicas em pisos de baixa aderência, especialmente terra, lama e neve, o sistema pode impedir que o carro saia do lugar, já que em determinados locais pode ser necessário que as rodas de tração girem um pouco em falso para ...

O funcionamento do sistema de Controle Eletrônico de Estabilidade e Tração está sempre ativado como padrão. Você poderá desativar o Controle Eletrônico de Tração pressionando o botão no console central por um segundo. Uma luz indicativa será mostrada no painel de instrumentos informando que o sistema está desligado.