O que é 7 facadas?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Esse Exu Sete facada significa que ele vai vitalizar ou desvitalizar os sete sentido ( seria os misterios) dentro da Lei Maior no medium em que ele trabalha e nas pessoas que ele vie atender.

A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro".

Pombagira Cigana das Sete Facadas retribuiu o cumprimento e, gargalhando, se pôs a dançar no centro do salão. Essa é uma história de ficção, mas poderia não ser. É baseada em relatos que ouvi e li em anos de pesquisa sobre umbanda e candomblé.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

O 7 assume uma posição específica quando é agregado ao nome de uma entidade, ele significa que aquela entidade trabalha com a energia dos 7 tronos sagrados, dentro do campo dos caminhos nesse caso. Cada guardião está debaixo de uma falange e assume as características daquela falange.

Os filhos de Exu têm caráter ambivalente: são ao mesmo tempo boas e más pessoas. Eles possuem uma ligeira inclinação para a maldade, o desatino, a obscenidade, a depravação e a corrupção. Mentem para salvar seus segredos e se tornam dominadores com imensa facilidade.

Exu Pemba: propaga moléstias venéreas e favorece amores clandestinos. Apresenta-se como um mago. Exu Carangola: faz as pessoas ficarem perturbadas e darem gargalhadas histéricas, dançando sem ter vontade; comanda o ritmo cabalístico da dança. Exu Arranca-Toco: Habita as matas.

Esta entidade se apresenta como um homem de idade avançada, de pele escura, barba e olhos vermelhos, cor de brasa. Traz a metade do seu corpo (o lado esquerdo) queimado, sendo que sua perna esquerda não funciona bem, por isto é muito comum que se apóie em um bastão.

Exu Olóbé é representado pela nlá òbe (grande faca).

Saudação a Exu
E com os dedos das mãos entrelaçados para baixo respondemos: “Exu é Mojubá” que significa respeito, “eu te respeito Exu”.

Prece ao Orixá Exu
Pedimos ao Senhor e ao Pai Criador Olorum, guiem-nos para que vazio não nos tornemos. Não nos permitam perder-nos na dualidade dos momentos da vida. Exu, não deixe que perturbações espirituais e materiais minem nossa força de vontade e livre arbítrio, nem nossa vontade de viver .

A Pomba Gira Sete Saias é uma entidade mística que trabalha no mundo espiritual, que aparece sempre com suas sete saias e colares que dão sete voltas, é muito ligada a este número. Ela costuma atuar em questões ligadas ao amor, dinheiro e saúde. Sua saudação é: “Laróiè pomba gira, laróiè 7 saias.”

Graças a uma escrava fugida que viu o crime, escondida, foram reconhecidos assassino e vítima: a jovem era Ana Rosa, de 20 anos, e seu algoz era o próprio marido, Francisco Carvalho Bastos, conhecido como Chicuta, um influente carreiro com idade entre 40 e 45 anos.

E os convidados achando-se que fazia parte da cerimônia, ficaram aguardando os servos despejarem o óleo por tudo enquanto Sete Saias e seu marido saíram escondidos, incendiando todo o espaço, matando e vingando-se assim, de todos os seus inimigos, chegando ao ponto de pedir a sua rica charrete para parar em frente ao ...

Omolu

Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade.

Já os Exus e as Pombogiras gargalham não apenas por alegria. Suas gostosas gargalhadas são também potentes mantras desagregadores de energias deletérias, emitidos com o intuito de equilibrar especialmente pessoas e ambientes.

Passar pela Ritualística da Cura é receber ou renovar com o Exu Sr. Tranca Ruas das Almas, as energias internas que deixam a matéria equilibrada e protegida, cabendo a cada médium ou consulente entender ou saber preservar esse recebimento.

“Exu é personagem controversa, talvez a mais controversa de todas as divindades do panteão iorubá. Alguns o consideram exclusivamente mau, outros o consideram capaz de atos benéficos e maléficos e outros, ainda, enfatizam seus traços de benevolência.

Seus números para sorte: 7 e 14. Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.

Tem 201 caminhos, suas cores são o vermelho e o preto e seus números são 3 e 7.