O que é a área degradada?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Neste roteiro entende-se por área degradada a área que, por intervenção humana, apresenta alterações de suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, alterações estas que tendem a comprometer, temporária ou definitivamente, a composição, estrutura e funcionamento do ecossistema natural do qual faz parte.

Essas áreas degradadas podem ter sido resultado tanto da intervenção do homem, quanto de ações da própria natureza, como incêndios e enchentes. Mas, por estarem além do limite do processo de regeneração natural dos solos, exigem interferência humana para se recuperarem.

Quando chamamos uma floresta de "degradada", estamos dizendo que essa floresta perdeu parte do seu valor ecológico, climático, econômico e/ou social.

De acordo com o levantamento, grande parte das áreas degradadas estão situadas no Semiárido brasileiro, na Amazônia e em áreas da região Sudeste do País.

Degradado significa deteriorado; desgastado; estragado, rebaixado, aviltado: - O bairro está muito d...

Paisagem degradada é aquela que perdeu ou está perdendo a biodiversidade – a base de toda a vida no planeta. Tal processo diminui a capacidade da terra de fornecer serviços ecossistêmicos, como água, sombra, prevenir a erosão e reter a umidade do solo.

O conceito de área degradada ou de paisagens degradadas pode ser compreendido como locais onde existem (ou existiram) processos causadores de danos ao meio ambiente, pelos quais se perdem ou se reduzem algumas de suas propriedades, tais como a qualidade produtiva dos recursos naturais (BRASIL, 1989).

A recuperação de áreas degradadas está intimamente ligada à ciência da restauração ecológica. Restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de um ecossistema que foi degradado, danificado ou destruído.

Existem várias técnicas para a recuperação de áreas degradadas, as que mais se destacam são: o plantio em linhas, plantio alternado e, os sistemas agroflorestais. A técnica a ser empregada depende da seleção das espécies que pertencem ao bioma da área a ser recuperada.

Como recuperar ou restaurar áreas degradadas?

  1. 1- Fazer o cercamento da área. ...
  2. 2- Realizar intervenções de prevenção. ...
  3. 3- Corrigir os nutrientes e o pH do solo. ...
  4. 4- Considerar o tipo de bioma. ...
  5. 5- Escolher a técnica mais propícia à recuperação. ...
  6. 6- Viabilizar a criação de um banco de sementes. ...
  7. 7- Realizar monitoramento periódico.

O que é degradação do solo? Em síntese, a degradação do solo pode ser definida como todo processo relacionado a sua destruição. Nesse sentido, um solo degradado pode sofrer perda de nutrientes e estrutura, acidificação, salinização e redução de matéria orgânica e permeabilidade.

O desmatamento é a parte mais visível da destruição da Amazônia. Mas a floresta também é comida pelas entranhas e as beiradas. A degradação — basicamente a redução de função ecológica e o aumento da vulnerabilidade da mata sobrevivente do fogo e do abate — atinge 38% da floresta.

Diferente do desmatamento, onde a vegetação é suprimida e a floresta deixa de ser floresta, na degradação a vegetação permanece na área, mas em diferentes estágios de degeneração, com perda de biodiversidade e impacto negativo na provisão dos serviços ambientais.

No caso da degradação ambiental resultante da ação humana, desmatamento e queimada de florestas são exemplos de processos que destroem as condições do ambiente, fazendo com que diversas espécies de animais não encontrem mais meios de sobreviver e migrem para outros territórios.

A degradação ambiental é um processo complexo que ameaça o equilíbrio de um todo um ecossistema. Não estamos falando apenas de ações isoladas, mas de um contexto global. Em outras palavras, a degradação é a precarização e danificação das condições ambientais, ocasionando graves problemas – alguns irreversíveis.