O que é a arquitetura do processador?

Perguntado por: ucrespo7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

O que é arquitetura de processador? De acordo com o Dicionario de Termos da computação e da Internet (Dictionary of Computer and Internet Terms) arquitetura de processador é um conjunto de instruções que decodificam e executam operações aritméticas e lógicas.

CISC (sigla para Complex Instruction Set Computer, ou, em uma tradução literal, "Computador com um Conjunto Complexo de Instruções"): é uma linha de arquitetura de processadores capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil.

Entenda as diferenças entre os principais tipos de Arquitetura

  • 1.1 Clássico.
  • 1.2 Minimalista.
  • 1.3 Contemporâneo.
  • 1.4 High tech.
  • 1.5 Industrial.

Na barra de pesquisa do Windows, digite "msinfo32" e clique em "Abrir" ou aperte a tecla "Enter" no teclado. Digitar "msinfo32" é o atalho para acessar "Informações do Sistema" (Foto: Bruno Caron). Passo 2. As informações sobre o processador aparecerão direto no aplicativo, como na imagem abaixo.

Em vez de construir chips monolíticos maiores e mais caros, a AMD investiu em uma estratégia de usar blocos de construção de processadores chamados chiplets. Cada chiplet contém vários núcleos baseados em 'Zen', e mais chiplets podem ser adicionados a um pacote para criar um modelo de processador de alto desempenho.

Reduced Instruction Set Computer ou Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções (RISC), é uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas.

Lista com os melhores Processadores de 2023

  • AMD. Ryzen 5 5600G.
  • AMD. Ryzen 7 5800X.
  • Intel. CORE I7-10700K.
  • Intel. CORE I5-10400F.
  • Intel. CORE I9-10900K.

A arquitetura híbrida de desempenho combina duas macroestruturas fundamentais, os Performance-cores (P-cores) e os Efficiente-cores (E-cores), numa única pastilha de processador que foi apresentada pela primeira vez nos processadores Intel Core da 12ª Geração.

O processador Intel x86 usa uma arquitetura cisc (computador conjunto de instruções) complexa, o que significa que há um número modesto de registros de finalidade especial em vez de grandes quantidades de registros de uso geral. Isso também significa que instruções complexas de finalidade especial serão predominadas.

Como escolher o processador ideal? Veja dicas antes de comprar

  1. Saiba o tipo de uso desejado.
  2. Fique de olho no hardware que você tem.
  3. Avalie a TDP.
  4. Gráficos integrados.
  5. Considere a relação entre núcleos e velocidade.
  6. Quanto mais recente, melhor.
  7. Suporte a overclock.

RISC (Reduced Instruction Set Computer) e CISC (Complex Instruction Set Computer) são os dois tipos principais de arquiteturas de processadores. Eles determinam a quantidade e a complexidade das instruções suportadas por um chip.

Apesar de parecer menos vantajosa frente à arquitetura RISC, a CISC possui um conjunto maior de instruções que podem ser precessados, enquanto no RISC, o volume de instruções além de mais limitado, é mais simples.

As vantagens da arquitetura RISC é que os chips são mais simples e mais baratos por terem um menor numero de circuitos internos, e podem também trabalhar com clocks altos. Processadores RISC também é capaz de executar instruções muito mais rapidamente.

A arquitetura é a técnica de projetar uma edificação.
Ou seja, a técnica de planejar cada detalhe, estrutural e artístico de uma edificação ou espaço em construção. Prédios, casas, hospitais, teatros, todas as edificações precisam de um arquiteto para planejá-las adequadamente.

O que é a Arquitetura (arte e técnica):
É o processo artístico e técnico que envolve a elaboração de espaços organizados e criativos para abrigar diferentes tipos de atividades humanas. A arquitetura é a disposição das partes ou dos elementos que compõem os edifícios ou os espaços urbanos, em geral.