O que é a criticidade?

Perguntado por: ubarros . Última atualização: 19 de maio de 2023
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A criticidade é definida como “característica do que é crítico” ou “o nível crítico de algo”.

A criticidade é identificada pela derivação do grego cujo significado é interpretar, julgar, discernir e distinguir entre a verdade e o erro.

Como fazer uma análise de criticidade

  1. Priorizar os ativos para a manutenção produtiva total;
  2. Determinar prioridades para a manutenção baseada em risco;
  3. Planejar um programa de monitoramento da condição;
  4. Determinar quais os equipamentos necessitam de uma análise de causa raiz.

Essa classificação se dará após uma análise da segurança e do meio ambiente, da qualidade do produto, da condição de operação e de entrega, do índice de paradas e da manutenibilidade.

O pensamento crítico ajuda a organizar essas ideias, a manter o foco em objetivos e a construir uma disciplina pelo resto da vida. Isso acontece porque o primeiro passo ao avaliar uma situação de maneira crítica é a observação, tentando entender tudo que está acontecendo antes de tirar uma conclusão.

São eles: A falta de um pensamento crítico, elaborador, onde o sujeito questiona a realidade e a veracidade dos fatos e o que a mídia apresenta e, por outro lado, a falta de uma sensibilidade empática, pelo qual o ser humano enxerga o outro como semelhante e o sente na necessidade de ajuda-lo.

Os principais aspectos da criticidade analisados são os relacionados à epistemologia, ética, política e educação. Estes aspectos da criticidade são essenciais para uma educação filosófica centrada em temas geradores da experiência existencial que contribua para a pronúncia significativa e transformadora da palavra.

Para Paulo Freire (2002, p. 15) a criticidade é a capacidade que o educando e o educador tem para refletirem criticamente a realidade na qual estão inseridos, possibilitando a constatação, o conhecimento e a intervenção para transformá-la.

Para Paulo Freire, quando se analisa a diferença entre a ingenuidade e a criticidade, entre os saberes da experiência cotidiana e os conhecimentos científicos, observa-se que não há propriamente uma ruptura entre essas duas formas de conhecimento.

ENSINAR EXIGE CRITICIDADE Entre o saber feito de pura experiência e o resultante dos procedimentos metodicamente rigorosos, não há uma ruptura, mas uma superação que se dá na medida em que a curiosidade ingênua, associada ao saber do senso comum, vai sendo substituída pela curiosidade crítica ou epistemológica que se ...

Crítica: São eventos que geram lesões e incapacidades graves em trabalhadores, perda parcial de equipamento, danos sérios às instalações ao meio ambiente e grandes perdas financeiras.

Um dos recursos mais utilizados é a classificação ABC, responsável por informar um nível de criticidade por meio de perguntas e respostas sobre o equipamento. Assim, ela é construída com base em cinco fatores de avaliação em três diferentes níveis — segurança, confiabilidade, qualidade, frequência e custo.

Equipamentos críticos de segurança são aqueles cuja parada repentina pode provocar acidentes de trabalho, danos graves ao meio ambiente e prejuízos materiais severos em uma indústria. Na prática, nem todos os equipamentos em uma indústria têm o mesmo grau de criticidade.

O que é matriz de risco? A matriz de risco é uma ferramenta utilizada para avaliar a probabilidade de um evento acontecer e quais seriam os impactos (consequências), ou seja, de que forma ele afetaria o ambiente de trabalho.

O objetivo básico da classificação ou ordenação é facilitar o acesso aos dados, propiciando a localização rápida de uma entrada, por um programa. O interesse na ordenação se justifica assim diretamente por sua aplicação na adequação das listas (tabelas) à consulta.