O que é a cultura segundo a antropologia?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Define-se cultura como uma propriedade humana ímpar, baseada em uma forma simbólica, 'relacionada ao tempo', de comunicação, vida social, e a qualidade cumulativa de interação humana, permitindo que as ideias, a tecnologia e a cultura material se "empilhem" no interior dos grupos humanos.

A partir da compreensão da variedade de procedimentos culturais dentro dos contextos em que são produzidos, a antropologia, como o estudo das culturas, contribui para erradicar preconceitos derivados do etnocentrismo, fomentar o relativismo cultural e o respeito à diversidade.

A cultura para antropologia é um dos principais instrumentos de estudo, afinal, cultura é tudo aquilo que um povo acredita, que passa de geração para geração determinados argumentos e ações.

Cultura são todas as expressões artísticas de qualquer grupo social. O gosto por determinado tipo de arte e música, as tradições, crenças e costumes são passadas aos grupos por meio da escola, do convívio social ou pela família. A cultura é aprendida ao longo dos anos e transmitida de geração em geração.

Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.

Aos olhos da sociologia cultura é tudo aquilo que vêm da criação humana, como por exemplo, ideias, costumes, leis, crenças e até as vestimentas.

De acordo com o historiador Alfredo Bosi, a palavra cultura advém da palavra Colo, que significa em latim “eu moro, eu cultivo”. Inicialmente, a palavra designava as culturas agrícolas (de beterraba, de cenoura) e, posteriormente, o verbete passou a se referir ao conjunto de ideias e tradições de um povo.

Antropologia Cultural é uma ramificação da Antropologia, onde atribui características culturais do homem, como os costumes, crenças, comportamento e organização social. Podemos dizer, portanto, que a cultura é um conjunto de informações obtidas dentro de um ciclo de vida humano, que gera o conhecimento.

A cultura possui tanto aspectos tangíveis - objetos ou símbolos que fazem parte do seu contexto - quanto intangíveis - ideias, normas que regulam o comportamento, formas de religiosidade.

Existem vários ramos da antropologia, cada um se concentrando em diferentes aspectos da experiência humana. A antropologia cultural se concentra nas diferenças e semelhanças entre as culturas humanas, enquanto a antropologia social se concentra nas relações sociais e nas instituições sociais.

O termo cultura foi definido pela primeira vez por Edward Tylor, em 1817, como um conjunto complexo, interdependente e interatuante de conhecimentos, crenças, leis, tradições, artes, costumes e hábitos de um determinado conjunto de seres humanos constituídos em sociedade.

Para a Filosofia, a cultura é o conjunto de manifestações humanas moldadas a partir de uma combinação entre a interpretação pessoal da realidade e exigências globais. Elas diferem do comportamento natural do homem e podem ser transformadas a partir de percepções de valor íntimo, argumentação e aperfeiçoamento.

A cultura é dividida em duas categorias diferentes pelos estudiosos, a cultura material e a imaterial. Para entender o conceito de cultura é necessário saber diferenciar esses dois pontos. Material: objetos físicos, recursos e espaços que as pessoas usam para definir suas culturas.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

Por ser uma herança social, o ser humano “recebe” a cultura dos seus antepassados, mas cada pessoa, cada indivíduo é capaz de modificar a cultura herdada, pois a cultura é modificável, flexível, o ser humano “recebe” a cultura e a remodela, portanto a cultura não é fixa.