O que é a escala CIPE?

Perguntado por: obittencourt . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A CIPE® é um sistema de classificação de diagnósticos, intervenções e resultados esperados de enfermagem sendo um instrumento tecnológico eficiente e flexível para o desenvolvimento do Processo de Enfermagem, principalmente na atenção primária de saúde.

A CIPE® é um instrumento tecnológico que, durante a execução do PE, auxilia o raciocínio e a tomada de decisão clínica, apoia a comunicação entre os profissionais de enfermagem e de outras áreas, e favorece a documentação da prática profissional (4).

A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem – CIPE® é uma taxonomia clínica, ou seja, é uma estrutura sobre fenômenos sobre o(a) paciente (diagnósticos e resultados) e sobre o cuidado da(o) enfermeira(o) (intervenção) com foco na estratégia de saúde baseada em informação e conhecimento.

Diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem foram construídos a partir dos termos constantes no Modelo de Sete Eixos da CIPE® versão 2.0 (Foco, Julgamento, Cliente, Ação, Meios, Localização e Tempo) e as diretrizes do Conselho Internacional de Enfermeiros.

Os sete eixos da CIPE® Versão 1.0 estão definidos e exemplificados no Quadro 2. Figura 1 Dinâmica dos resultados de enfermagem em resposta a intervenções de enfermagem.

CIPE • Para compor um diagnóstico de enfermagem usando o modelo de sete eixos são recomendados a inclusão de um termo do eixo foco e outro do eixo julgamento • Para compor intervenções de enfermagem, recomenda-se a inclusão de um termo do eixo ação e pelo menos um termo alvo.

Assim, para compor um diagnóstico de enfermagem usando o modelo de sete eixos da CIPE® são recomenda- dos a inclusão de um termo do eixo foco e outro do eixo julgamento. Se necessário podem ser incluídos termos adicionais dos eixos foco e julgamento ou dos demais.

A CIPE® teve seu marco inicial em 1989, ano em que o Conselho Nacional de Representantes (CNR) do Conselho Internacional de Enfermeira(o)s (CIE) aprovou uma Resolução para o desenvolvimento de uma classificação dos elementos da prática profissional (diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem), que tivesse ...

A CIPE® facilita aos enfermeiros a documentação padronizada dos cuidados prestados aos doentes. Os dados e informação de Enfermagem resultantes podem ser utilizados para o planeamento e gestão dos cuidados de Enfermagem, previsões financeiras, análise dos resultados dos doentes e desen- volvimento de políticas.

O NANDA é um livro usado para diagnóstico de enfermagem ao paciente e o CIPE também é um livro usado para diagnóstico mas engloba o paciente, a conduta do enfermeiro e da comunidade, meio ambiente que o paciente se encontra.

a CIPE se estrutura a partir de um modelo de sete eixos, quais sejam: paciente, foco, julgamento, tempo, localização, cliente e ação. os enunciados de Intervenções de Enfermagem (IE) devem conter um termo do eixo ação e podem incluir outros eixos como julgamento, meios e tempo.

O projeto inicial da CIPE® propôs o desenvolvimento de um vocabulário que atuasse como uma linguagem unificada, para descrever a prática da enfermagem contemplando uma estrutura de termos e definição de vocábulos(3).

A CIPE® foi votada e aprovada como proposta em 1989, em Seul, em decorrência da identificação da necessidade de uma terminologia partilhada no âmbito mundial para expressar os elementos da prática de enfermagem: o que as enfermeiras fazem, as necessidades humanas da clientela e os resultados esperados(5).

8º A CIPE será constituída por 03 (três) membros, designados pelo Presidente do respectivo Conselho, dentre os empregados públicos e/ou colaboradores, todos profissionais de enfermagem, cujos integrantes deverão ser de categoria igual ou superior ao do denunciado, sob a coordenação de um dos membros nomeado pelo ...

A NIC inclui todas as intervenções que os enfermeiros realizam para os pacientes, sejam elas independentes ou colaborativas, de cuidado direto e indireto dos pacientes. Na escolha da NOC o enfermeiro faz uma descrição do resultado atual e escolha do resultado desejado (estado final).

Conforme o NANDA, é definido como “dano às membranas mucosas, córnea, pele ou tecidos subcutâneos.”

As intervenções de enfermagem incluem cuidado direto e indireto; os tratamentos podem ser iniciados pela enfermeira, médico, ou outro agente provedor. A Intervenção de cuidado direto incluem ambas as ações de enfermagem fisiológicas e psicológicas.

(SAE) é a metodologia que o Enfermeiro dispõe para aplicar seus conhecimentos técnico, científicos e humanos na prática profissional. Sua implementação humaniza o atendimento prestado e confere maior segurança aos pacientes e profissionais.

Teorias de enfermagem: principais teorias | Colunista

  • Teoria Ambientalista. A primeira de todas não poderia não ser esta; a teoria da mãe da Enfermagem, Florence Nightingale. ...
  • Teoria do Autocuidado. ...
  • Teoria das Necessidades Humanas Básicas. ...
  • Teoria da Adaptação. ...
  • Teoria Holística.

A CIPE® teve seu marco inicial em 1989, ano em que o Conselho Nacional de Representantes (CNR) do Conselho Internacional de Enfermeira(o)s (CIE) aprovou uma Resolução para o desenvolvimento de uma classificação dos elementos da prática profissional (diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem), que tivesse ...

5 etapas da SAE

  1. 1- Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) Esse processo pode ser realizado com o auxílio de métodos e técnicas diferentes. ...
  2. 2 – Diagnóstico de Enfermagem. ...
  3. 3- Planejamento de Enfermagem. ...
  4. 4- Implementação. ...
  5. 5- Avaliação de Enfermagem.