O que é a escápula?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

A escápula é o osso localizado na região abaixo do ombro e quando o paciente apresenta dor na escápula, pode ser o resultado de diversas situações, algumas mais simples, outras mais importantes. Toda dor é complexa e envolve múltiplos fatores causais.

Por isso, é importante procurar atendimento médico de urgência ao surgirem outros sintomas, como:

  • Dor tipo pontada no peito;
  • Falta de ar;
  • Paralisia de um lado do corpo;
  • Suor excessivo;
  • Tosse com sangue;
  • Palidez;
  • Aumento dos batimentos cardíacos.

Se você está sentindo dor intensa e prolongada na região da escápula, procure seu médico ortopedista imediatamente. Ele avaliará seu histórico médico e saúde geral e fará perguntas sobre seus sintomas. Além disso, examinará todo o ombro e a escápula, procurando lesões, fraqueza ou rigidez.

A cintura escapular é formada por dois pares de ossos, as escápulas e as clavículas.

A escápula é o osso localizado na região abaixo do ombro e quando o paciente apresenta dor na escápula, pode ser o resultado de diversas situações, algumas mais simples, outras mais importantes.

O tratamento da escápula alada deve ser feito de acordo com a recomendação do ortopedista e normalmente é feito por meio de exercícios de fisioterapia. Em casos mais graves, pode ser indicada a realização de cirurgia com o objetivo de descomprimir o nervo e reposicionar a escápula.

Portanto, a melhor posição é de “barriga para cima”, com uma almofada ou travesseiro, de forma a elevar um pouco o ombro dolorido. Agora, se mesmo assim, a dor persistir, convém consultar seu médico ortopedista especialista em ombro, e dependendo do caso, pode prescrever anti-inflamatórios ou analgésicos.

O clonixinato de lisina(CL) é um anti inflamatório não esteroide (AINE) e há estudos mostrando sua eficácia em cefaléias de vários tipos, inclusive cefaléias tensionais. O grande potencial analgésico mostrou boa melhora nas dores musculares da cintura escapular e lombar, principalmente se associado com ciclobenzaprina.

Puxe para trás (sem ultrapassar os glúteos), com os cotovelos estendidos, encaixando os ombros para acionar os estabilizadores da escápula e contraindo o períneo. Segure por 10 segundos, olhando para a frente e mantendo a coluna alinhada. Relaxe por 10 segundos. Repita 10 vezes.

Coloque uma mão em uma mesa que fique mais ou menos na altura da sua cintura. Estabilize-se e tente relaxar os ombros. Suspenda o outro braço, mas mexa-o para frente e para trás, como um pêndulo, até ouvir a sua escápula estalando. Se isso não acontecer, passe a fazer movimentos circulares com 30 cm de diâmetro.

Sintomas. Na maioria dos casos o sintoma mais presente é a dor no ombro, com foco ao redor da escápula. Outros sinais da Escápula Alada são perda da força, formigamento do braço e presença de estalos perto da escápula.

5. Alongamento do músculo levantador da escápula

  1. Sente-se numa cadeira e segure-se nela por trás, usando uma das mãos.
  2. Incline o queixo em direção ao peito e aproxime a orelha do ombro esquerdo.
  3. Gire a cabeça num ângulo de 45° para a direita, e depois para a esquerda. ...
  4. Mantenha a posição por 20 a 30 segundos.

É importante procurar logo um médico quando a dor nas costas vem acompanhada de: Formigamento ou dormência. Dor intensa que não melhora com o tratamento. Dor nas costas de uma queda ou lesão.

A escápula, espádua ou omoplata é um osso grande, par e chato, localizado na porção póstero-superior do tórax, que juntamente com a clavícula forma a cintura escapular ou espádua, permitindo a união de cada membro superior ao tronco. É classificado como osso plano(chato) e tem uma parte translúcida.

Músculos que atuam na Escápula

  • Trapézio.
  • Rombóide maior e menor.
  • Levantador da escápula.
  • Peitoral menor.
  • Serrátil anterior.
  • Subclávio.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.

Articula-se proximalmente com o úmero e com a ulna e distalmente com os ossos do carpo e a ulna.

A bursite Escapulo-Torácica é uma inflamação da bursa localizada abaixo da Escápula , causando dor na porção posterior do ombro. Tal dor é mais comum de ocorrer no ângulo superior da Escápula. Essa inflamação faz com que a bursa fique espessada e isso faz com que a movimentação desse osso fique alterada.

Continuar lendo