O que é a ética humanista?

Perguntado por: urosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

E a ética humanista é a ciência aplicada da arte de viver, baseada na teoria estabelecida pela “ciência do homem”, e sua excelência é proporcional ao conhecimento. As normas só podem ser deduzidas de teorias, tendo em vista uma meta, a meta, no caso do homem, é viver.

Este movimento cultural e filosófico, desenvolvido entre os séculos XIV e XVI na Europa, firmou a base do Renascimento e marcou a transição entre a Idade Média e a Moderna.

Em um sentido amplo, humanismo significa valorizar o ser humano e a condição humana acima de tudo. Está relacionado com generosidade, compaixão e preocupação em valorizar os atributos e realizações humanas.

Em um sentido amplo, o Humanismo visava valorizar o homem acima de tudo, contemplando os atributos e realizações humanas. Com o distanciamento das questões religiosas, nesse período foi possível realizar novas formas de estudo acerca da arte, ciência e política.

O humanismo foi um movimento que marcou o modo de pensar do ser humano, que a partir daí, começaram a se importar com coisas diferentes além do teocentrismo. Como o foco era o valor do ser humano, ele teve destaque com as produções artísticas em massa, como fundamento a valorização do ser humano.

Movimento que valoriza o Homem acima de todas as coisas
As três principais características do Humanismo são o Antropocentrismo, o Racionalismo e o Cientificismo.

A ética aqui enfatizada refere-se a uma postura em que o ser humano é tratado não de um modo utilitário, mas como possuidor de um valor próprio e inalienável. Segundo Amatuzzi (2010), "a abordagem centrada na pessoa é muito mais uma ética do que uma técnica" (p. 21).

Resumo da Psicologia Humanista
Os seres humanos têm livre arbítrio; nem todo comportamento é determinado. Todos os indivíduos são únicos e motivados para alcançar seu potencial. Uma compreensão adequada do comportamento humano só pode ser alcançada através do estudo de seres humanos – não de animais.

Tipos de Humanismo
Humanismo renascentista: propõe o antropocentrismo como ápice e é desvinculado da religião que se expressa de forma pública. Humanismo positivista: afirma o ser humano e rejeita a teologia e a metafísica. Segue os princípios próprios da religião positivista universal.

O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano.

Origem do Humanismo
A psicologia humanista tem origem nos principais pressupostos de Abraham Maslow, instituidor da pirâmide das necessidades. Foi na década de 1950 que Maslow se tornou um dos fundadores e impulsionadores da escola de pensamento da Psicologia Humanista.

Principais autores e obras do Humanismo

  1. Francesco Petrarca (1304-1374) Humanista italiano, Petrarca foi um dos mais importantes escritores humanistas. ...
  2. Dante Alighieri (1265-1321) ...
  3. Giovanni Bocaccio (1313-1375) ...
  4. Erasmo de Roterdã (1466-1536) ...
  5. Michel de Montaigne (1533-1592) ...
  6. Fernão Lopes (1390-1460) ...
  7. Gil Vicente (1465-1536)

Os humanistas defendiam a ideia de que os seres humanos eram capazes de alcançar a verdade e a virtude através do estudo da literatura, da filosofia e da arte, em vez de se basear exclusivamente na tradição religiosa e nas autoridades estabelecidas.

O humanismo foi uma tendência que surgiu no renascimento, ele rejeita a noção medieval de que o homem é considerado inferior por ser um pecador.

Ao seguir o pensamento dos humanistas, Erich Fromm vê que a ética não pode ser somente subjetiva, pois se assim fosse o relativismo seria levado ao extremo e o que teríamos ao fim seria uma ética hedonista.

O humanismo na literatura teve como principais autores Dante Alighieri e Francesco Petrarca.

Os humanistas criticavam o pensamento medieval, no qual os ensinamentos eram inspirados somente na leitura e interpretação da Bíblia, buscavam outras fontes de conhecimento, por isso viam na Antiguidade Clássica sua maior fonte de inspiração para estabelecer um vínculo entre os antigos saberes e as no as criações.

Resposta: Ela vem do Latim Humanitas, “educação adequada a uma pessoa de cultura”, usado em sentido filosófico e teológico, de homo, “homem, ser humano”, aparentemente com influência de humus, “terra”, dando a noção de “seres da terra”, em oposição aos seres divinos das alturas.

O princípio ético superior do humanismo é a Regra de Ouro: trate os outros como você gostaria de ser tratado. Essa regra é mais conhecida por fazer parte do Novo Testamento, mas muitos humanistas apontam que ideias semelhantes já foram expressas por outras culturas, inclusive no judaísmo (Levítico 19,18).