O que é a figura de linguagem ambiguidade?

Perguntado por: lxisco . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

A ambiguidade pode ser um vício de linguagem ou um recurso estilístico. Ela ocorre em enunciados que têm mais de uma interpretação possível, o que dificulta seu entendimento. A ambiguidade no enunciado causa mais de uma interpretação possível, gerando dúvidas a respeito do que se quis comunicar.

A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final. Portanto, entende-se que a ambiguidade é o duplo sentido dentro da frase.

Ambiguidade pelo uso indevido de formas nominais
Tipo de ambiguidade que acontece quando há o uso de verbos na forma nominal (gerúndio, infinitivo ou particípio). Confira o exemplo: “O menino viu a vizinha correndo”. Nessa frase, fica a dúvida a respeito de quem estava correndo, se era o menino ou a vizinha.

De acordo com a gramática da língua portuguesa, dizemos que uma frase, comunicado, ou fala é ambígua quando permite diferentes interpretações. Assim, esse trecho dá uma sensação de incerteza, dúvida e não nos permite saber ao certo o que era pra ser comunicado.

Ele sentou na cadeira e quebrou o braço. Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado.

Do latim ambiguitas, atis, a palavra ambiguidade significa incerteza, obscuridade. Nos estudos linguísticos, refere-se à capacidade de uma palavra ou expressão admitir mais de um significado. Como esse duplo sentido acarreta falta de clareza na frase, a ambiguidade é considerada um vício de linguagem.

15 sinônimos de ambiguidade para 2 sentidos da palavra ambiguidade: Caráter do que é ambíguo: 1 incerteza, obscuridade, ambivalência, confusão, dúvida, equívoco, hesitação, imprecisão, indecisão, indeterminação, insegurança, irresolução, vacilação.

Palavras de dois sentidos são aquelas que possuem dois significados dependendo do sentido que a frase está; por exemplo: Adoro suco de manga (se referindo à fruta) Rasguei a manga do casaco (se referindo à roupa) Ele manga de todo mundo (se referindo a caçoar).

2) O objetivo da ambiguidade era de dar duas interpretações diferentes ao Leitor .

Resposta: linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.

adjetivo De modo a possuir mais de um sentido ou significado: escrevia ambiguamente.De maneira ambígua; em que há ambiguidade: ele falou ambiguamente. Etimologia (origem da palavra ambiguamente). Ambíguo + mente.

Ambiguidade é má interpretação do texto ou frase, causando duplo sentido. Ela se constrói através do uso indevido de pronomes possessivos.

Figuras ambíguas são estímulos visuais que podem ser interpretados pelo cérebro de duas ou mais formas diferentes sem que haja qualquer intervenção na imagem inicial.

A versão IMBIGO não existe nos dicionários da língua portuguesa, apenas UMBIGO. Ei, pessoal! É muito comum ouvirmos das pessoas, principalmente de quem vive no interior, a palavra IMBIGO em vez de UMBIGO, aquela cicatriz que temos na barriga resultante do corte do cordão umbilical.