O que é a geração F1?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

A geração F1 refere -se à primeira geração filial. As gerações filiais são a nomenclatura dada aos conjuntos subsequentes de filhos da reprodução controlada ou observada. A geração inicial recebe a letra “P” para a geração dos pais.

Geração F2, em genética, é a segunda geração parental. Essa geração seria descendente do segundo cruzamento entre os indivíduos analisados.

Genótipo da geração F1: 100% heterozigotos
A cor da semente de todos os indivíduos da primeira geração é amarela. Os alelos encontram-se no mesmo lócus gênico, em cromossomos homólogos (um de origem materna e outro de origem paterna).

Sabendo estas combinações é possível determinar o genótipo da geração F1: AaLl, correspondendo a um fenótipo amarelo liso.

A geração F2 é constituída pela seguinte proporção fenotípica: 9 amarelas e lisas, 3 amarelas e rugosas; 3 verdes e lisas; 1 verde e rugosa. Mendel concluiu que a herança da cor era independente da herança de textura.

Ao cruzar esses indivíduos, Mendel obteve na geração F1 indivíduos heterozigotos para as duas características VvRr. Esses indivíduos eram, portanto, di-híbridos.

O que Mendel obteve na geração F1 quando realizou o cruzamento de duas variedades puras de ervilhas que diferiam em duas características? a) Mendel obteve plantas mono-híbridas, heterozigotas para uma característica.

O resultado foi que todas as ervilhas geradas eram amarelas e deu o nome dessa geração de F1, uma geração de híbridos, pois possuíam parentais de diferentes características. Depois, cruzou 2 indivíduos híbridos da F1 entre si, formando novos indivíduos de uma geração F2.

A geração parental refere-se ao primeiro conjunto de pais cruzados. O genótipo dos genitores seria utilizado como base para prever o genótipo de seus descendentes, que por sua vez, pode ser cruzado (geração filial).

Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.

Resposta verificada por especialistas
GERAÇÃO F1: os primeiros descendentes da geração parental. GERAÇÃO F2: resultado da autofecundação da geração F1. Para ficar mais claro vou exemplificar com a Primeira Lei de Mendel.

Portanto, os F1 possuem 6 genes efetivos, conferindo-lhes uma altura de 225 cm. Entre os fenótipos extremos, temos uma diferença de 150 cm.

Em seguida, Mendel realizou uma autofecundação entre os indivíduos da geração F1, chamando essa segunda geração de geração F2. Como resultado dessa autofecundação, Mendel obteve três sementes amarelas e uma semente verde (3:1).

Resposta verificada por especialistas. Se o cruzamento da F0 for envolvendo dois organismos heterozigotos, a quantidade de heterozigotos da F1 será 50%. Se os progenitores forem homozigotos (um dominante e o outro recessivo) 100% da F1 será heterozigoto.