O que é a hierarquia funcional?

Perguntado por: smatias . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

A hierarquia funcional é a que decorre dos cargos e funções militares, devendo respeitar a hierarquia dos postos e antiguidades, ressalvados os casos em que a lei determine de forma diferente.

A gestão funcional de processos é conhecida como o modelo mais tradicional e conservador de gestão. Ele segue a hierarquia funcional da empresa, e é determinada pela especialização de trabalho. Este modelo é geralmente orientado a metas internas, e não possui foco no cliente.

Estrutura funcional é o tipo mais comum de estrutura organizacional que as empresas usam, agrupando funcionários por especialidade, habilidade ou funções relacionadas. Portanto, é baseada em níveis de hierarquia que incluem departamentos diferentes, sob a direção de líderes designados.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Na estrutura funcional os recursos estão organizados em departamentos. Por exemplo: administrativo, contábil, marketing, desenvolvimento, produção, etc. Os recursos alocados em cada departamento respondem a um único chefe. Além disso, cada área tem pessoas que compartilham de conhecimentos e habilidades similares.

Observe que o conceito de hierarquia é utilizado em diversas áreas do conhecimento, por exemplo: hierarquia familiar, hierarquia urbana, hierarquia militar, hierarquia jurídica, hierarquia administrativa, dentre outros.

Hierarquia é uma ordem de elementos de acordo com o seu valor. Trata-se da gradação de pessoas, animais ou objetos em função de critérios de classe, tipologia, categoria ou outro tópico que permita desenvolver um sistema de classificação.

Os níveis hierárquicos são importantes para determinar a forma de organização. Eles determinam quais são as responsabilidades e as funções que devem ser desempenhadas por cada pessoa dentro de uma organização ou de um órgão administrativo.

Áreas funcionais: são agrupamentos de processos que juntos sustém o ciclo de vida de um recurso e possibilitam que os objetivos e missão da empresa sejam atingidos. As áreas funcionais são espaços de administração dos recursos dentro de seu ciclo de vida.

A Estrutura Organizacional Funcional minimiza os conflitos sobre quem deveria fazer o que, pois cada atividade é pensada e distribuída inicialmente. Dessa forma, ela permite que a empresa funcione como uma máquina, com cada peça cumprindo a sua função, aumentando a produtividade e eficiência das equipes.

Taylor

A administração científica de Taylor criou as bases da divisão do trabalho e deu início ao que hoje conhecemos como estrutura funcional. Nesse modelo, os trabalhadores são agrupados em departamentos de acordo com a sua função: vendas, financeiro, marketing, operações, diretoria, etc.

Uma das características mais marcantes da estrutura funcional é o fato de que as decisões são tomadas de forma descentralizada. Como a companhia está dividida de acordo com funções, cada setor tem autonomia para tomar suas próprias decisões e direcionar suas atividades.

Tipos de estrutura organizacional

  • Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical)
  • Estrutura organizacional funcional.
  • Estrutura organizacional matricial.
  • Estrutura organizacional horizontal.
  • Estrutura organizacional circular ou radial.

O treinamento funcional além de aperfeiçoar a postura e o equilíbrio propicia condicionamento físico para que sejam alcançados padrões de movimento mais eficientes com ênfase no aprimoramento da capacidade funcional e no fortalecimento de toda a musculatura.

Estrutura hierárquica
A hierarquia está organizada como uma estrutura em forma de pirâmide, com executivos, diretores, gestores e funcionários nesta ordem, do nível mais alto ao mais baixo na cadeia de comando.

Se você ainda não sabe em qual nível hierárquico você se encontra, calma! É possível fazer isso por meio de uma autoavaliação. "Considere quanto tempo de experiência você tem naquela área, quais são suas competências técnicas e com que nível de autonomia você é capaz de executar o seu trabalho", explica Ana.

A denominação de nível de cargo – júnior, pleno, sênior – sempre gera divergências no mercado de trabalho. De fato, existem muitos critérios para definir experiências e habilidades profissionais. E essa definição não tão simples e nem se limita a anos de atuação, idade ou cursos de pós-graduação.

Organograma Funcional não representa as relações hierárquicas, e sim as relações funcionais da organização. Ele começa de cima para baixo. O cargo mais importante da empresa deve ser destacado no primeiro item (um quadrado com o nome do cargo) – exemplo, presidente – vai descendo até chegar as partes operacionais.

A estrutura organizacional funcional é bastante caracterizada pela ênfase na especialização em todos cargos e níveis hierárquicos. A autoridade é baseada na expertise, descentralizando as decisões. A divisão é feita por especialidades e cada pessoa ou setor contribui com o conhecimento de seu domínio.