O que é a Parosmia?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Na parosmia, ocorre uma distorção diante de um estímulo existente. Por exemplo, a pessoa pode sentir um cheiro de comida estragada quando exposta ao odor de um alimento íntegro. A parosmia costuma acontecer na fase de recuperação da covid-19, quando a pessoa começa a recuperar o olfato, e pode durar meses.

A fantosmia é a percepção de odores sem que haja o estímulo, ou seja, é uma alucinação sensorial. Os cheiros variam de pessoa para pessoa, podem ser agradáveis ou não.

A gripe pode ser a causa de até um quarto das pessoas terem hiposmia ou anosmia. O mal de Alzheimer e alguns outros distúrbios degenerativos do cérebro (como a esclerose múltipla) podem danificar os nervos olfatórios, normalmente causando perda do olfato.

Perda de olfato causada por Covid-19 pode ser permanente, indica estudo. A perda de olfato causada pelo novo coronavírus pode ser permanente em alguns casos, indica estudo realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, que analisou a presença do sintoma em pacientes durante dois meses.

O procedimento cirúrgico consiste na transferência de ramos do nervo oftálmico para a mucosa dentro do nariz com a interposição de enxertos nervosos. "Fizemos uma adaptação às técnicas de cirurgia de anosmia decorrente de traumas cranianos. É uma união das técnicas de microcirurgia e de endoscopia", pontua Ronaldo.

Fantosmia, também chamada de alucinação olfativa ou odor fantasma, é sentir um odor que não está realmente lá. Pode ocorrer em uma narina ou em ambas. A fantosmia desagradável, cacosmia, é mais comum e é frequentemente descrita como cheirar algo que está queimado, sujo, estragado ou podre.

Conhecida clinicamente como hiperosmia, a condição é caracterizada por um olfato mais apurado do que a média. Algumas pessoas podem ser mais sensíveis a aromas agradáveis, enquanto outras podem ser mais afetadas por odores ruins.

A otorrinolaringologista explica que a doença pode ser controlada com uma simples lavagem nasal diária com soro fisiológico. E se o caso persista é necessário investigar a causa do problema com o especialista e tratar a doença de base.

Ylang ylang e lavanda são as mais eficazes. Estes são para despertar atração mútua. Para atrair o olfato masculino, há que usar o óleo essencial de patchouli. Mas se o seu alvo é o olfato feminino, os mais recomendados são os de musk e o de sândalo.

Mais do que o perfume ou aroma do champô, é o aroma naturalmente emitido pela mulher que mais atrai o sexo oposto, referem os autores do estudo, que apontam como origem de tal odor a hormona estradiol, que é exclusiva do sexo feminino e cuja produção sofre um pico na altura de maior fertilidade.

Causas. Além da ação dos micróbios, diabetes, alcoolismo, certos alimentos (cebola, alho, pimentas), alguns antibióticos e certos hormônios podem alterar o odor da transpiração, atribuindo-lhe características peculiares e desagradáveis.

narinas

As narinas são os órgãos responsáveis pela captação dos odores. Em humanos, podemos encontrar na região superior das fossas nasais o epitélio olfativo, que é formado por células especializadas (quimioceptores de olfato) dotadas de prolongamentos muito sensíveis (cílios olfatórios).

Anosmia é a perda total ou parcial do olfato, anosmia ou hiposmia respetivamente, com potencial risco de vida associado à não perceção de situações perigosas como uma fuga de gás, o cheiro a fumo ou a queimado, além da falta de noção do odor a comida estragada.

Quais são os melhores exercícios para melhorar o olfato?

  1. Pratique mindfulness. ...
  2. Use a mesma fragrância vários dias seguidos. ...
  3. Preste atenção aos odores que sentiu durante o dia. ...
  4. Anote e descreva o que sentiu.

Anosmia. Na anosmia, há a perda total do olfato e, muitas vezes, do paladar. É um dos sintomas mais característicos da covid-19 e uma das sequelas mais comuns da doença.

A maioria dos pacientes apresenta melhora geralmente nas primeiras semanas, entre 14 e 21 dias. Em alguns indivíduos, a alteração pode durar mais tempo. Há relatos de pessoas que referem distúrbios do olfato por mais de sete meses.

Em casos graves, pode ser necessário tratamento com medicamentos, como antibióticos, para curar a sinusite e restaurar a capacidade de sentir cheiros e sabores.

Quais os sintomas de Anosmia ? Além da incapacidade de sentir odores, outro sintoma da anosmia é o paladar prejudicado. O motivo é que a língua tem capacidade de identificar características, como doce, salgado, azedo, amargo e glutamato.

Continuar lendo