O que é a progressão vertical?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

É a mudança para o nível inicial de classe superior, exceto a de Professor Titular, da carreira de Magistério.

A promoção é uma das formas de provimento derivado vertical e, por ela, o servidor público sai do seu cargo e ingressa em outro situado em classe mais elevada, na carreira que integra.

Basicamente, a progressão horizontal é a evolução do servidor no mesmo nível de cargo, sem subir para um superior, que seria o caso da progressão vertical . Por meio da progressão horizontal, você garante um aumento salarial se cumprir com os requisitos definidos pelas leis de cada Estado e município.

Na progressão vertical, que pode ter outras nomenclaturas, normalmente só se progride por titulação. Ou seja, o profissional sobe de nível através de uma graduação, especialização, mestrado ou doutorado. Nesse conceito, a elevação na carreira para um cargo superior é mais robusta.

A progressão vertical ocorre de forma independente do percentual que o servidor tem direito a receber no seu adicional de tempo de serviço. Podemos ter situações em que o professor está posicionado no Padrão 24, mas o adicional de tempo de serviço está em 20%.

Vantagens. Um dos principais benefícios trazidos com a implantação de carreiras verticais é o aumento da retenção de talentos. Isso ocorre porque ao passo que os colaboradores crescem na área, se sentem valorizados e assim se esforçam mais para continuar crescendo.

Diferentemente do plano vertical, o horizontal não propõe uma mudança de hierarquia: a pessoa pode até mudar de função, mas permanece no mesmo nível. Isso porque, geralmente, essa divisão hierárquica não existe dentro da empresa. Com a promoção, o salário aumenta, o que estimula o sentimento de motivação e valorização.

A evolução funcional do servidor público estadual acontece por meio de dois sistemas, o de progressão e o de promoção. O primeiro instituto refere-se a passagem do servidor para o padrão imediatamente superior dentro da classe ou categoria atual de sua carreira funcional, com consequente aumento de salário.

A progressão pode ser definida como um tipo de crescimento horizontal, ou seja, quando você recebe um aumento e muda de “nível” dentro do mesmo cargo. Sendo assim, ela não é uma promoção funcional, porque não há mudança de cargo, funções ou responsabilidades, por mais que muitas vezes o nome da posição ocupada mude.

Sendo assim, progressão de carreira é quando o servidor avança para outro nível, mas permanece na mesma classe. Esse processo recebe o nome de evolução funcional no caso dos professores. Já a progressão vertical, ocorre quando o servidor passa do último nível de uma classe para o primeiro nível da seguinte.

Requisitos para progressão horizontal
Será considerado para efeitos de futura progressão horizontal, o curso de nível superior, concluído até a data da publicação da Lei 8.814 (SDCR), pelo atual servidor efetivo do Poder Judiciário, respeitados os interstícios e critérios para acesso às classes inferiores.

Trata-se da mudança de regime de cumprimento de pena, de forma gradual, onde o condenado sai de regime mais rigoroso e passa para regime mais leve.

Após quatro anos ininterruptos de serviço efetivo, o funcionário do Executivo estadual tem direito a progressão de carreira, conforme lei específica que rege seu cargo.

Para que a sua progressão de carreira aconteça mais rapidamente, você precisa ser realmente bom naquilo que faz, o seu serviço precisa ter um diferencial que o destaque dos demais. Por isso, é essencial que coloque em prática os conhecimentos teóricos que você tem sobre a sua área de atuação.