O que é a regra dos dois segundos?

Perguntado por: umesquita . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Existe uma regra simples – a regra dos dois segundos – que pode ajudar você a manter a distância segura do veículo à frente: 1. Escolha um ponto fixo à margem da via; 2. Quando o veículo que vai à sua frente passar pelo ponto fixo, comece a contar; 3. Conte dois segundos pausadamente.

“Essa distância corresponde a aproximadamente 15 metros. Isso a uma velocidade de 40 km/h será correspondente exatamente aos dois segundos que nós precisamos manter do veículo da frente”, aponta o professor de Engenharia de Segurança.

A distância que deve ser mantida entre o próprio veículo e o que vai à frente é chamada “distância de seguimento”. Ao dirigir em circunstâncias normais de pista e de clima, o tempo necessário para manter uma distância segura é de aproximadamente dois segundos.

Existem 60 segundos em cada minuto, então converter segundos para minutos é muito simples: basta dividir o número por 60!

Se 1 segundo = 30,87 metros, transformando metros para centímetros, teremos que 1 segundo = 3.086,67 cm.
...
Como calcular a precisão de uma Coordenada Geográfica.

ARCONMMetros
1 minuto11.852
1 segundo0,01730,87

A regra dos cinco segundos, também conhecida como regra dos três segundos, é um conceito da cultura ocidental de higiene alimentar, o qual postula que há uma margem de tempo em que é seguro pegar comida ou talheres após descarte ou queda.

Uma das crenças populares mais famosas do mundo é a “regra dos cinco segundos”. Ou seja, se a comida caiu no chão, você tem até cinco segundos para pegar o alimento e comê-lo, antes que ele seja contaminado.

Uma dica é a chamada regra dos 2 segundos: escolha um ponto fixo à beira da via ou da estrada e comece a contar pausadamente quando o veículo da frente passar por ele, até que você chegue nesse ponto. Se esse tempo for de 2 segundos ou mais, a distância é segura.

“A segurança no trânsito no Brasil é apoiada em três pilares: engenharia, educação e esforço legal, que engloba fiscalização e legislação.

Ainda conforme a especialista, um automóvel a 80 km/h, com pneus e freios em bom estado, em asfalto seco, leva aproximadamente 50 metros para parar. Já uma motocicleta de porte médio, a 80 km/h, com pneus e freios em bom estado, em asfalto seco, leva aproximadamente 60 metros para parar.

A 60 Km/h, distância do veículo da frente deve equivaler a três veículos. Atenção redobrada em dias chuvosos também pode evitar acidentes por falha humana.

Nos cruzamentos com semáforos, você deve observar apenas o foco de luz que controla o tráfego da via em que você está e aguardar o sinal verde antes de movimentar seu veículo, mesmo que outros veículos, a seu lado, se movimentem antes.

O tempo de frenagem é o tempo que o veículo gasta para parar totalmente a partir do momento em que o motorista pisa no freio. Ele depende de fatores como a velocidade em que o carro estava quando o freio foi acionado e o chamado coeficiente de atrito, relacionado com o material e as condições da via.

Quando o pisca-alerta deve ser usado
Em acostamento de estradas; Se o veículo apresentar defeito em via pública – inclusive se o condutor seguir dirigindo após perceber a falha; Sob emergência (algum passageiro precisando de socorro imediato); Veículo imobilizado (parado).