O que é a Salve Rainha?

Perguntado por: mprates . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Em latim Salve Regina, a Salve Rainha é um hino mariano e uma das quatro antífonas marianas. Rezamos essa oração ao final do Santo Rosário e tradicionalmente ela também é cantada nas completas (ou orações da noite) do Domingo da Trindade.

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei.

Salve vem como expressão de saudação; Rainha quer dizer como se ela abrigasse em seu coração a terra inteira; Maria é mãe de todos, por isso ela sempre terá graças e misericórdia para responder seus filhos.

Eu confio que a Senhora nunca irá me desamparar e, pelos meus filhos, irá interceder junto a Jesus Cristo, Seu amado Filho, que, por amor, entregou Sua própria vida para que, nós, por Seu amor doado, derramando Seu Sangue misericordioso, pudéssemos ser salvos.

Curiosidades da Oração da Salve Rainha
Rezamos essa oração ao final do Santo Rosário e tradicionalmente ela também é cantada nas completas (ou orações da noite) do Domingo da Trindade. O trecho “ó clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria!” foi escrito por São Bernardo, no século XII.

A “Salve Rainha” é uma das orações mais populares entre os católicos. Ela é atribuída ao monge Hermannus Contractus que a teria escrito por volta de 1050, no mosteiro de Reichenan, na Alemanha.

Esta saudação mariana é datada do século XI e é atribuída ao monge beneditino Hermanus Contractus. Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.

Mt 2, 13-15). Ora, “degredados” significa “desterrados”, “exilados”. E este é justamente o estado em que nos encontramos todos, nesta terra de exílio, a caminho de nossa pátria definitiva. Nosso lugar é o Céu e para lá nos dirigimos.

Duas formas de se fazer a novena das 90 Salve Rainha: 1ª) Reza-se a oração da “Salve Rainha” várias vezes ao dia – até inteirar as 90 “Salve Rainha”. 2ª) Reza-se de uma só vez as 90 “Salve Rainha”. “Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve!

Já que recebestes de Deus o poder especial de fazer achar os objetos perdidos, socorrei-me neste momento, a fim de que, mediante vosso auxílio, eu encontre o objeto que procuro (Dizer o nome do objeto).

interjeição Indicação de saudação, geralmente quando alguém cumprimenta outra pessoa, demonstrando cortesia; olá: salve, quanto tempo não te vejo! Etimologia (origem da palavra salve). Forma regressiva de salvar.

1 Answer. No latim, salve era a forma de saudar a uma pessoa (a várias pessoas dizia-se salvete). Obviamente nos contextos formais ainda há rasgos dessa língua, e salve parece ser uma das expressões que ficou.

Esta expressão era usada para cumprimentar um santo chamado São Jorge. Hoje em dia, a palavra Salve também é usada para cumprimentar pessoas aqui no Brasil. Vamos ver alguns exemplos!

O Salmo 127 é muito indicado para a família, porque fala que os filhos são um grande presente do Senhor. Recomenda-se encontrar um local tranquilo para fazer a leitura. Se quiser e gostar, pode acender vela e/ou incenso. Sente-se confortavelmente e tente relaxar a mente e o corpo por meio de respirações profundas.

Santa Maria Goretti, socorrei os nossos filhos. São Tarcísio, socorrei os nossos filhos.

Santo Antônio não é apenas o santo casamenteiro. Ele também é conhecido como protetor das crianças.

A vós bradamos, os degredados filhos de Eva
Com essa frase você pede que Maria o auxilie. “Bradar” quer dizer pedir socorro, suplicar; e “degredados” são aqueles que não têm liberdade, que vivem afastados de sua gente, de seu país, que são oprimidos. Maria, a mãe que a trindade nos entregou.

Mas o mais provável é que tenha sido mesmo composta pelo monge alemão beneditino Herman Contrat, em 1050. Ele nasceu no dia 18 de julho de 1013, com graves problemas de saúde e num tempo de crises, pestes e calamidades.