O que é a saúde única?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A Saúde Única é uma abordagem global multisetorial, transdisciplinar, transcultural, integrada e unificadora que visa equilibrar e otimizar de forma sustentável a saúde de pessoas, animais e ecossistemas.

Saúde Única é uma abordagem múltipla que preza a associação tripla da saúde humana, animal e ambiental. Nela, esses três pilares são indissociáveis, com problemas e soluções sendo analisados de forma conjunta nas 3 esferas.

Entretanto, o termo Saúde Única foi instituído em 2008 pela iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e da Organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura (FAO) com o objetivo de realizar um trabalho integrado destes três pilares para garantir uma boa ...

Os autores identificam a Saúde Única, que une conhecimentos em saúde pública, veterinária e ambiental, como o melhor método para prevenir e responder aos surtos de doenças zoonóticas e pandemias.

O conceito de Saúde Única se apresenta como uma oportunidade de melhorar a proteção da saúde pública, animal e ambiental, por meio da implementação de ações e políticas de prevenção e controle integrado de patógenos, ameaças e impactos na interface homem, animal e meio ambiente7.

As áreas de trabalho nas quais uma abordagem de Saúde Única é particularmente relevante incluem segurança alimentar, controle de zoonoses (doenças que podem se espalhar entre animais e humanos), como: COVID19, Influenza, Raiva, Febre do Vale do Rift, Brucelose humana, Antraz, e várias outras.

Qual a importância do SUS e por que defendê-lo? O SUS é o maior sistema de saúde pública do mundo. Cerca de 80% das pessoas que procuram a rede de atendimento não teriam qualquer acesso a cuidados básicos de saúde se não fosse pelo SUS.

Quem cuida do corpo se sente melhor, mais proativo, bem-humorado e disposto, por exemplo. Tudo no corpo funciona melhor com uma rotina ativa e saudável, desde células à partes maiores do corpo como tecidos e órgãos vitais.

Dessa forma, podemos resumir os principais pilares da saúde em: exercícios físicos, alimentação, sono e saúde mental. Você pode estar pensando que pelo menos um desses não está legal. Precisamos contar um segredo: é realmente difícil mantê-los em dia, mas não impossível!

Existem quatro pilares da vida: o social, o financeiro, o da saúde e o pessoal. Cada um deles tem a sua importância, mas o fundamental é que a harmonia prevaleça.

São diretrizes da Rede de Atenção Psicossocial:

  • Eixo 1: Ampliação do acesso à rede de atenção integral à saúde mental.
  • Eixo 2: Qualificação da rede de atenção integral à saúde mental.
  • Eixo 3: Ações intersetoriais para reinserção social e reabilitação.
  • Eixo 4: Ações de prevenção e de redução de danos.

O Sistema foi criado pela Lei 8080/1990 que desde então levou a uma trajetória de muito esforço e desafios enfrentados, diariamente, para proporcionar e garantir o direito universal à saúde como dever do Estado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

Resposta Correta: Saúde única. Comentário da resposta: Reposta correta: A conceito de saúde única é definido como a união indissociável entre a saúde humana, saúde animal e saúde ambiental, sendo que entidades internacionais, como OMS, OIE e FAO, associam esforços em prol de ações integradas neste sentido.

A atual pandemia de Covid-19 é sustentada pela transmissão de humano para humano (OIE, 2020). Sem dúvida o surgimento da Covid-19 é uma chamada importante para a utilização do enfoque de saúde única.

No campo de atuação do SUS, estão incluídas, entre outras, a execução de ações de vigilância sanitária; o controle e a fiscalização de serviços, produtos e substâncias de interesse para a saúde; a fiscalização e a inspeção de alimentos, água e bebidas para consumo humano.

Tipos de Vigilância

  • 1 – Vigilância em Bancos.
  • 2 – Vigilância em Shopping Centers.
  • 3 – Vigilância em Hospitais.
  • 4 – Vigilância em Escolas.
  • 5 – Vigilância em Prédios.