O que é a tendência naturalista?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

O naturalismo foi uma corrente literária que prezava pela representação objetiva da realidade, utilizando uma abordagem biológica, científica e patológica das personagens.

O Naturalismo surgiu na Europa após a publicação do livro A origem das espécies, de Charles Darwin (1809-1882). Nessa obra revolucionária, publicada em 1859, o biólogo britânico comprova que as espécies animais são resultado de um processo natural de adaptação e evolução, sem qualquer interferência divina.

O Naturalismo foi um movimento artístico cultural ligado às artes plásticas, literatura e teatro. O movimento nasceu na França, na segunda metade do século XIX. O Naturalismo foi um movimento de radicalização e extensão do Realismo.

O Naturalismo é uma Escola Literária que vem após o Romantismo. Surgido no século XIX, é considerado uma ramificação do Realismo, pois, além de terem surgido juntos, os dois têm o mesmo objetivo: retratar a realidade como ela é.

Fortemente ligado ao pensamento científico da época e influenciado por Darwin, o Naturalismo procurava estudar o indivíduo enquanto produto da sua hereditariedade (herança genética) e também do meio onde cresceu. O movimento se manifestou através de várias expressões artísticas como a literatura, a pintura e o teatro.

Hoje, "naturalista" é aquele(a) pesquisador(a) que estuda as Ciências Naturais, desde a geologia, à botânica e a zoologia. Já nos séculos passados, os(as) naturalistas pertenciam às mais diversas áreas, desde médicos à missionários dedicados a conhecer a natureza, através de seu olhar curioso.

Baseados nos estudos científicos, os autores naturalistas escreveram obras que retratam o comportamento humano e seus instintos como: fúria, traição e ganancia, além da pobreza social, doenças, entre outras mazelas. Os livros mais conhecidos do período são: O Cortiço, Casa de Pensão e O Mulato, de Aluísio de Azevedo.

Função naturalista ou conteudista
Exemplos de obras com função naturalista são retratos de imperadores, como os de Napoleão Bonaparte e D. Pedro II, por exemplo.

O naturalismo no Brasil é marcado pelo determinismo e pela zoomorfização. A primeira obra naturalista brasileira é O mulato, de Aluísio Azevedo, publicado em 1881. Aluísio Azevedo é o principal autor do naturalismo no Brasil.

A Teoria Naturalista, ou Teoria Causalista da Ação, parte da premissa de que a conduta do agente delitivo toca-se de vontade, mas não se aventa, para fins de averiguação da tipicidade do ato, da existência ou não de uma motivação abrangente do resultado ilícito que a tutela penal resguarda.

O movimento tem como lema: A arte pela arte. Isso significa tem que ter como centro a própria arte e não os sentimentos do poeta – chega de sentimentalismos, é hora da ciência.

Os naturalistas buscavam destacar a relação existente entre o homem e a natureza. Isso porque o movimento foi inspirado na Teoria da Evolução de Charles Darwin, entre outras teorias científicas.

Em suas obras, os escritores naturalistas faziam críticas sociais contra a injustiça e a opressão, com o objetivo de que houvesse uma transformação do que eles acreditavam que estava incorreto. Essas obras também ganharam influência das teorias científicas da segunda metade do século XIX.

As principais obras brasileiras desse estilo de época foram: O cortiço, O Ateneu e Bom-crioulo.