O que é abóbadas de nervuras?

Perguntado por: ubarros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

A arquitetura gótica deu origem à abóbada nervurada, uma variação da abóbada de aresta criada na arquitetura romana. Ela se diferencia pela utilização de nervuras diagonais estruturais que lhe suportam o peso e o descarregam sobre pilares.

As abóbadas são estruturas arquitetônicas com o formato de meio arco que possuem o objetivo de dar maior sustentação a passagens, colunas e paredes. Esse elemento já era utilizado em outros estilos de construção com o topo em meia lua, no entanto, no período gótico o modelo criado foi o ogival.

Um teto abobadado é a parte superior de um prédio feito de maneira esférica. Uma cúpula também tem o formato de abóboda, com a diferença que a palavra cúpula é usada para fazer referência ao ponto mais alto de uma construção, o cume do edifício.

Arquitetura Românica
Diversas igrejas, mosteiros, conventos e catedrais foram construídas nesse estilo. Havia ainda a utilização das abóbodas, que podiam ser de dois estilos: as de berço e as de arestas. As abóbodas de berço eram mais simplificadas, baseavam-se em uma estrutura em semicírculo chamada arco pleno.

4 sinônimos de abóbada para 1 sentido da palavra abóbada: 1 arcada, arqueamento, cúpula, zimbório.

Os arcos reduzem os custos de construção por permitirem maiores vãos e menos materiais, além de serem facilmente replicados através das formas de madeira.

Das diversas aplicações que um arco pode ter, observa-se principalmente a sua utilização em portas, janelas, pontes, aquedutos, como elementos de composição tri-dimensional de abóbadas e até em paredes de retenção ou barragens (onde a pressão se efectua horizontalmente).

A civilização romana assimilou da arte etrusca o modo de construir com a utilização de arcos e abóbadas. Os romanos ao longo do tempo aprimoraram as construções abobadas, ou seja, com as partes superiores esféricas.

Características da arquitetura romana
Uso do arco nas construções; Uso da abóbada.

Isso porque, nesse período, as obras mais conhecidas e grandiosas eram essas. Exemplos marcantes da arquitetura gótica são a Notre Dame, em Paris, França e a Duomo di Milano, em Milão, na Itália.

Significado de Abobado
adjetivo Que ficou bobo; que se tornou parvo; apalermado. Característico ou particular de bobo; que demonstra idiotice; abobalhado.

Quais são os tipos de abóbadas?

  • abóbada de aresta.
  • abóbada de berço ou de canhão.
  • abóbada geodésica.
  • abóbada de ogivas.
  • abóbada de claustro.
  • abóbada de combados.

Além do material no qual são fabricados, são diferentes em preço, instalação, exigência de mão de obra especializada e outros fatores que veremos a seguir:

  • Gesso. O forro de gesso é um dos tipos mais conhecidos. ...
  • Forro de PVC. ...
  • Forro de madeira. ...
  • Forro de cimento aparente. ...
  • Forro modular. ...
  • Forro de fibra mineral. ...
  • Forro de isopor.

Produtos que facilitam a instalação elétrica e a iluminação dos ambientes, os forros de tetos também são muitas vezes responsáveis pelos confortos térmico e acústico dos espaços. Por isso, planejar o tipo de forro da sua casa é uma etapa fundamental da construção ou da reforma.

a gótica não apresenta muitas estruturas de suporte, enquanto a românica tem grandes pilares em seu interior; a gótica conta com muitas gárgulas, o que não acontece com a românica.

A abóbada celeste ou esfera celeste é uma esfera imaginária, sem raio definido, em volta da Terra que representa a projeção das estrelas como são vistas do nosso planeta.

Grande parte das igrejas românicas foram construídas ao longo de uma rede de estradas associadas à peregrinação. O exemplo mais famoso, que faz muito sucesso até hoje, é a Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha.

Significado de Lapida
Lapida vem do verbo lapidar. O mesmo que: apedreja, faceta, aperfeiçoa, melhora, educa, lavra.

itaúnaitaúna | n.

Continuar lendo