O que é add9?

Perguntado por: uaragao4 . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 11 votos

O add9 vem do verbo adicionar mesmo, é utilizado pra se referir a triade (T - 3 - 5) com a nona adicionada , significa que ele tem 4 notas. Por ser um acorde que tem quatro notas mas não tem a sétima temos que colocar o add9 para dizer que temos uma tríade com a nona adicionada.

Existem ainda outras aplicações possíveis para os acordes suspensos, mas basicamente elas se resumem a esses princípios de modificar a sensação de um acorde menor. Quando um acorde maior é feito suspenso, o impacto não é tão forte, passando quase despercebido do ponto de vista de “sensação” harmônica.

Dentro do campo harmônico, os acordes têm diferentes funções – um campo que chamamos de harmonia funcional. No caso dos dominantes, eles têm a função de criar uma “tensão” na música para, em seguida, entrar em um “relaxamento”.

Inverter um acorde é fazer com que a nota mais grave (o baixo) não seja o primeiro grau, e sim outro grau qualquer que forma o acorde. Portanto, temos três inversões possíveis (relacionadas às notas que formam a tétrade): podemos colocar a terça, a quinta ou a sétima no baixo.

A nota mais grave do acorde em sua posição original (terças sobrepostas) se chama fundamental. As demais notas têm o nome do intervalo que formam com a fundamental. A nota fundamental é a nota básica, é a que dá origem ao acorde. Desta forma, é a nota mais importante.

Vejam a tabela abaixo: Vejamos o exemplo do nosso DÓ MAIOR, composto por 3 notas distintas, DÓ, MI e SOL. A nota DÓ é a fundamental, e é a mais grave do acorde, sendo tocada na 5ª corda, pressionada na 3ª casa. A nota MI é a terça maior, e a nota SOL é a quinta justa.

Atualmente são usadas 7 figuras. Da mais longa para a mais curta, temos a semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa.

Ø (ø) é uma vogal utilizada nas línguas dinamarquesa, feroesa e norueguesa. É uma ligadura tipográfica, combinando as letras o e e. Já existia em latim sob a forma œ, tendo evoluído para œ em francês, ø em dinamarquês e norueguês, e ö em sueco, islandês, estónio, finlandês, alemão, húngaro e turco.

clave de sol

As claves mais utilizadas são: a clave de sol na 2ª linha (para sons agudos, como um violino), a clave de dó na 3ª linha (para sons médios, como uma viola) e a clave de fá na 4ª linha (para sons graves, como um contrabaixo).

O acorde dominante é o acorde formado no quinto grau da escala maior, neste caso, Sol maior com sétima dominante.

Os acordes naturais são aqueles que recebem o mesmo nome das notas fundamentais (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si). Cada um desses acordes é formado por três notas, que são definidas com base na regrinha abaixo: As notas que formam os acordes naturais são o primeiro, o terceiro e o quinto graus de suas respectivas escalas.

O acorde subdominante é formado sobre o 4º grau da escala. Se tomarmos como exemplo a tonalidadede de Dó Maior, teremos o acorde de Fá Maior como subdominante. A descrição da função subdominante é um pouco abstrata, sendo descrita como "Afastamento".

As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI. Representadas por monossílabos, elas são utilizadas na composição de músicas. Como um alfabeto musical, permitem agregar as frequências dos sons, viabilizando a composição musical ou, em outras palavras, uma combinação que gera melodia.

Os acordes formados por três notas musicais distintas são as denominados tríades, classificados conforme a qualidade: em maiores, menores. aumentadas e, diminutas; notas ainda podem ser adicionadas para formar acordes de sétima, acordes estendidos, ou acordes com nota adicionada.

Continuar lendo