O que é água disponível para as plantas?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 2 votos

Considera-se como água disponível às plantas, a água do solo localizada entre a capacidade de campo e o ponto de murcha permanente. Em solos de textura leve, a maior parte da água disponível é liberada as baixas tensões e está prontamente disponível, mas é rapidamente consumida.

A água extraída do solo pelas plantas é evaporada pelas folhas em proporção à demanda evaporativa da atmosfera. A resposta à demanda evaporativa da atmosfera não é controlada unicamente pelas condições meteorológicas mas também pela cultura.

A água regula a abertura e fechamento dos estômatos, que por sua vez regulam a transpiração e fotossíntese. Com pouca quantidade acontece redução da quantidade perdida por transpiração. Isso faz com que a fotossíntese reduz o dióxido de carbono necessário que entra na planta através dos estômatos.

Enquanto 97% da água da Terra é salgada e está nos aceanos e nos mares; dos 3% restantes 2,2% estão na forma de gelo, nos polos Norte e Sul; 0,6% dela está embaixo da camada superficial do solo; 0,1% está na atmosfera; e somente 0,1% dela está disponível nos rios e lagos do planeta.

A fração de água no solo que pode ser retirada facilmente pelas raízes é chamada de Água Facilmente Disponível (AFD). Quando a AFD se esgota, a planta necessita realizar um maior esforço para conseguir extrair água, gerando um estresse.

Fator de disponibilidade de água no solo (f): é um parâmetro que limita a parte da água disponível do solo que a planta pode utilizar, sem causar maiores prejuízos à produtividade e à qualidade.

Marcia também reforça que as causas mais comuns para a crise hídrica, tanto no mundo quanto no Brasil, são: desperdício de água; diminuição do nível de chuvas; aumento do consumo de água devido ao crescimento populacional, industrial e da agricultura.

Técnicas como adição de matéria orgânica, biocarvão, polímeros sintéticos (hidrogéis), bem como, construção de barragens subterrâneas e reservatórios (Dammer Diker) têm mostrado resultados promissores quanto à retenção de água no solo, embora algumas destas necessitem de estudos mais aprofundados.

COMO AS PLANTAS OBTEM ÁGUA? Principalmente através das raízes. Por isso, em tempos de seca, as plantas podem investir no crescimento das raízes, para captar a água contida em camadas mais profundas do solo.

A água entra nas plantas por meio dos pelos radiculares, que entram em contato com a água presente no solo. Após a absorção, a água chega ao xilema, um tecido condutor que, de maneira bem grosseira, pode ser comparado aos nossos vasos sanguíneos.

Pela absorção da água e dos minerais através das suas raízes, que sobem até às folhas. É aí que a energia do sol é transformada em energia química com recurso a água e dióxido de carbono.

Aprendemos que as plantas precisam de água, solo fértil, ar e luz solar para crescer e se desenvolver. A propósito, as plantas que recebem, diretamente, a luz do sol se desenvolvem mais do que as outras que não recebem, já notaram isso? Isso acontece devido à fotossíntese, palavra que significa síntese pela luz.

Como você viu, as plantas têm em sua composição a maior parte de água. Sem ela, diversas reações químicas, metabólicas e fisiológicas não ocorrem. A água mantém a turgência das células. Então, com a falta de água, as plantas murcham.

Muitas vezes os vasos não têm orifício de drenagem, acumulando água no fundo o que provoca asfixia radicular.

Água potável é a água tratada adequada para o consumo humano e animal, livre de qualquer tipo de micro-organismos, sólidos em suspensão e substâncias tóxicas que causam contaminação e doenças. É a água boa para o consumo, que não causa nenhum risco à saúde e é agradável aos sentidos.