O que é Alfagia?

Perguntado por: massuncao8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Impossibilidade de deglutir; disfagia extrema.

O que é ? A afasia é um transtorno de linguagem que ocorre após uma lesão cerebral e acomete adultos e idosos. A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras.

Texto: AFAGIA a - fa - gi - a sf. Impossibilidade de deglutir, ou seja, engolir alimentos, bebidas ou a própria saliva.

1. Abcesso. O abcesso é uma coleção de material purulento (pus) que normalmente se forma devido a uma infecção por bactéria.

Quais são as causas da disfagia?

  • Doença de Parkinson;
  • Doença de Alzheimer;
  • Doença de Huntington;
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Paralisia cerebral;
  • Esclerose múltipla.

Ekson 200mg + 50mg, caixa com 10 comprimidos.

Tossir ou engasgar ao engolir; Produzir excesso de saliva (baba) que atrapalhe a deglutição; Problemas na fala. Se você tiver um ou mais desses sintomas recorrentes ou com duração maior que três dias, deve procurar ajuda médica para investigar possíveis causas e realizar o tratamento adequado.

Como é o diagnóstico de afasia? O diagnóstico de afasia é clínico. Por meio da observação clínica e testagem, como: conversas, exercícios de linguagem, solicitação para nomear objetos, repetir frases, formular frases, teste de compreensão de frases, entre outros.

Os principais sintomas são:

  1. fala com frases curtas, incompletas ou que não fazem sentido;
  2. substituição de uma palavra por outra ou um de som por outro;
  3. fala palavras irreconhecíveis;
  4. não entende a conversa de outras pessoas;
  5. escreve frases sem sentido.

Não há como prevenir diretamente a afasia. A prevenção ocorre ao evitar as doenças de base. Como o AVC é uma das principais causas, deve-se controlar seus fatores de risco, como: controle da pressão arterial, diabetes mellitus, colesterol, obesidade, sedentarismo, tabagismo, entre outros.

Impossibilidade de deglutir; disfagia extrema.

Ferida lacerada: quando há arrancamento ou laceração dos tecidos. Ferida perfurada: ferida produzida pela penetração de objeto perfurante. Ferida séptica: ferida infectada. Ferida: lesão.

Algia: dor. Alopecia: perda ou queda de cabelo. Anabolizante: promove o anabolismo; provoca a assimilação e a conversão de nutrientes (alimentos) em tecidos.

Êmese: vômito. Entérico: relativo ao intestino.

Êmese: ato de vomitar. Entérico: relativo ao intestino. Epistaxe: sangramento no nariz. Equimose: sangue depositado por baixo dos tecidos, manchas escuras ou avermelhadas.

Disenteria - Diarréia com a presença de muco, pus ou sangue nas fezes e dor à evacuação (tenesmo).

Continuar lendo