O que é ausência de cor?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Oposto ao efeito da cor preta, o branco significa ausência de cor (quando falamos de pigmentos, não de luz), ou seja, um objeto de cor branca refletiu todas as cores emergentes de uma fonte luminosa e não está absorvendo nenhuma cor.

As cores neutras são o branco, o preto, e as diferentes tonalidades do cinza, principalmente. No entanto, também podem ser todos os demais subtons das outras cores (tonalidades mais fracas, afetadas pela mistura com o branco ou o preto), sendo que as mais comuns são o bege e o marrom.

Cor é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos. A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor preta é a inexistência de cor ou ausência de luz. O termo "cor" é aplicado em diferentes contextos.

Daltonismo: o que é, causa, diagnóstico e tratamento
Há casos mais graves em que o paciente não consegue identificar as cores.

A cor branca, branco ou alvo é a junção de todas as cores de luz do espectro de luz visível. Por isso é definida como "a cor da luz" em cores-pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima, por tanto é a ausência de côr.

O branco e o preto (convencionalmente designados por cores) são apenas resultado da presença ou da ausência de luz. A cor branca é a luz pura, quando há uma reflexão total das sete cores. Já a cor preta nada mais é do que a ausência total de luz, porque nesse caso as cores não se refletem, elas são absorvidas.

Após analisar fósseis com mais de um 1 bilhão de anos, cientistas da Universidade Nacional da Austrália (ANU), em parceria com Japão e Estados Unidos, concluiu que o pigmento mais antigo do mundo é o Rosa Choque.

O Círculo Cromático ou Círculo de Cores é composto por doze cores, sendo: Três são primárias (azul, amarelo e vermelho) Três são secundárias (verde, laranja e roxo) Seis são terciárias (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado)

O preto é mais simples de explicar, pois é a ausência de todas as cores.

Já o preto é ausência de luz, ou seja, a inexistência de cor, já que ela não consegue refletir luminosidade em qualquer objeto. O que diferencia uma tonalidade da outra é apenas um fenômeno físico chamado “comprimento de onda”.

Nas artes, definimos como cores primárias aquelas que não podem ser obtidas mediante mistura de nenhuma outra cor. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho. É por meio da mistura dessas três cores que obtemos as outras.

Acredita-se que os artistas inventaram pigmentos usando uma combinação de minerais, gordura animal e carvão queimado há 40.000 anos. Eles trituravam pedras até virarem pó e misturavam com óleo ou água para fazer tinta. Antes de serem embutidas em latas ou nos computadores, era isso: as cores vinham da natureza.

Qual é seu fototipo de pele?

  1. Fototipo 1: extremamente branca. Caracteriza-se por uma pele clara e, não raro, com sardas. ...
  2. Fototipo 2: branca. Neste caso é também uma pele clara, porém levemente mais escura que o primeiro. ...
  3. Fototipo 3: morena clara. ...
  4. Fototipo 4: média. ...
  5. Fototipo 5: morena escura. ...
  6. Fototipo 6: negra.

As cores podem ter influência psicológica sobre o ser humano: algumas estimulam, outras tranquilizam, pois são captadas pela visão e transmitidas para o cérebro e consequentemente refletem impulsos e reações para o corpo.