O que é backlash de uma engrenagem?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 27 de maio de 2023
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A folga entre os dentes está presente em todos os pares engrenados. Existem pares com mais folgas e pares com menos folga, dependendo da aplicação. Essa folga também chamada de backlash é um dos fatores que faz com que o ruído de batida de dentes exista.

As engrenagens possuem dentes (espaçados simetricamente) em torno do seu corpo. Desse modo, à medida que uma engrenagem gira, esses dentes se encaixam no espaço entre os dentes da outra engrenagem ou correntes de transmissão, de maneira sucessiva, movendo-os e transmitindo movimento.

Na engenharia mecânica, a relação de engrenagens é a medida da relação entre as velocidades rotacionais de duas ou mais engrenagens interligadas.

O controle da folga axial é feito por meio das arruelas de encosto, que são aplicadas entre o colo central dos mancais, elas tem forma de meia-lua, formando uma circunferência por meio de duas peças.

Para que a engrenagem cônica funcione corretamente, além de ter uma boa área de contato nos flancos dos dentes, é necessário ter uma folga adequada entre os dentes.

Ângulo de pressão é o ângulo formado pela linha de ação ou de engrenamento com a direção tangente às circunferências primitivas no ponto primitivo.

Normalmente o torque é medido em Nm (Newtons x metro) ou Kgfm (quilograma x força x metro). Para calcular, basta multiplicar a força aplicada pela distância entre o local de aplicação de força e o centro da rotação.

As engrenagens operam como alavancas, de tamanhos maiores ou menores. Quanto maior a engrenagem movida, maior será o torque, embora esteja em rotação mais lenta.

Quebra ocasionada por sobrecarga. Em determinadas situações, as engrenagens podem sofrer com choques e cargas que não serão suportadas, pois não foram projetadas para isso. Um problema que, assim como acontece no desgaste ocasionado por interferência, pode reduzir a vida útil das peças e danificá-las.

Podemos aumentar o torque do motor com a diminuição proporcional da velocidade de rotação e isso é possível instalando redutores, através de sistema de engrenagens. A relação entre os tamanhos das engrenagens e o número de dentes das mesmas permite a taxa de redução da velocidade e o aumento da força.

Método de cálculo do trem de engrenagens: relação de redução = número de engrenagens acionadas ÷ número de engrenagens acionadas (se houver redução em várias etapas, o número de engrenagens acionadas de todos os pares de engrenagens que se engrenam ÷ o número de dentes ativos da engrenagem, e o resultado será Multiply, ...

Ambas as engrenagens têm seus centros de rotação do mesmo lado que o ponto primitivo; Um par de engrenagens consiste em um pinhão de 21 dentes movendo uma coroa de 45 dentes.

O número máximo de dentes em qualquer engrenagem nunca deve exceder a 150.

A folga axial é quando movimentamos o virabrequim para dentro e para fora, enquanto a folga radial é quando movimentamos o virabrequim para cima e para baixo, buscando folga de bronzinas ou mancais.

Folga axial: distância milimétrica entre a esfera/rolo e o anel externo do rolamento. Folga radial: é a distância deslocamento entre o anel interno do anel externo.

Desse modo, as folgas por direito são os dias de descanso que os trabalhadores têm direito a tirar durante o mês de trabalho. Já as folgas justificadas ou licenças são ausências que o trabalhador tem direito a tirar mediante motivos excepcionais, que sejam devidamente justificados.