O que é Bicromatização?

Perguntado por: pgaspar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

O que é Bicromatização? Bicromatização é um processo eletroquímico de deposição, normalmente composta de uma camada constituída de zinco e outra de cromo. Sobre um substrato de aço ou de ferro. A camada de cromo deve possuir menor porosidade do que a camada de zinco, aumentando sua resistência à corrosão e ao desgaste.

A galvanização é o processo de aplicação de uma camada de Zinco (Zn) sobre superfícies de aço ou ferro. Especialmente para evitar a corrosão e aumentar a resistência do material.

Tipos de zincagem

  • Amarelo: Passivação com efeito iridescente (rosa, amarelo e verde) brilhante. ...
  • Bicromatizado: Passivação com de coloração amarela mesclando levemente com verde. ...
  • Níquel: No quesito resistência, esta é a melhor opção.

Na galvanização a quente, ou a fogo, as peças são imersas em uma cuba de zinco fundido à alta temperatura. Já na galvanização a frio, como também é conhecida a zincagem eletrolítica, o processo ocorre através da eletrodeposição de zinco sobre a superfície, formando uma fina película metálica.

Realizam manutenção de galvanoplastia e anodização. Auxiliar os operadores de máquinas no abastecimento / desabastecimento da linha do setor Cromação/Máquinas e também nas manutenções dos banhos.

zinco bicromatizado é um procedimento de passivação pós-processo de zinco alcalino ou banho de zinco com camada determina pela Norma ou especificação do cliente. O mesmo oferece alta resistência à corrosão branca e corrosão vermelha.

A difusão do zinco na rede cristalina da peça oferece uma proteção muito mais duradoura do que na Galvanização Eletrolítica.

A galvanização é um processo de revestimento de zinco ou ligas de zinco em materiais como aço e ferro, a fim de evitar o processo de corrosão. O zinco é utilizado como um metal de sacrifício, ou seja, se a superfície do aço for danificada e ficar exposta, é o zinco que sofrerá corrosão no lugar do aço.

Proteção por Barreira
A natureza do processo de galvanização garante que o revestimento metálico de zinco tenha ótima aderência, abrasão e resistência à corrosão. Revestimentos galvanizados não degradarão (rachaduras, bolhas e descasques) da mesma maneira que se houvesse outros revestimentos de barreira como tinta.

A duração dos produtos galvanizados é diretamente proporcional à espessura do revestimento de zinco e inversamente à agressão do meio ambiente. Costuma atingir 10 anos em atmosferas industriais, 20 na orla marítima e mais de 25 anos em áreas rurais.

O processo tradicional de galvanização a fogo é composto por oito etapas: Desengraxe, 1ª lavagem, decapagem, 2ª lavagem, fluxagem, secagem, imersão a quente e resfriamento.

A zincagem é o processo de revestimento de um metal por outro metal a fim de protegê-lo contra a corrosão ou melhorar sua aparência. É um dos processos de revestimento mais eficientes para proteger peças de aço expostas às agressões ambientais.

Se nos perguntarem qual a diferença entre o acabamento ZINCADO e GALVANIZADO podemos dizer que na prática, o Galvanizado é mais resistente que o Zincado, mas ambos são tipos de Galvanização.

Quando imersos na cuba de zincagem, o ferro e o aço são imediatamente molhados pelo zinco. Ao se retirar as peças do banho, uma quantidade de zinco fundido é arrastada sobre as camadas de liga e, ao se solidificar, transforma-se na camada externa de zinco praticamente puro.

Continuar lendo