O que é bloqueio de aprendizagem?

Perguntado por: nbelchior . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Ele se manifesta em uma área definida do conhecimento causando déficit. Ou seja, o adolescente apresenta uma parada brusca em sua capacidade de aprender em área específica, mas continua desenvolvendo normalmente em outras como se nada houvesse acontecido.

Está com bloqueio mental para estudar? Veja como superar esse problema!

  1. 2.1 Planeje seus estudos.
  2. 2.2 Elimine distrações.
  3. 2.3 Use técnicas de produtividade.
  4. 2.4 Pratique meditação.

Veja, a seguir, os principais tipos de Transtornos de Aprendizagem:

  • Dislexia.
  • Discalculia.
  • Disortografia.
  • Disgrafia.
  • Transtorno do Processamento Auditivo Central.
  • Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadea.
  • Referências:

TDAH, foco e desatenção
Enquanto instituições de ensino básico estão atentas aos sinais do transtorno, sua incidência na vida adulta é pouco discutida. Os três tipos de TDAH são: impulsivo, desatento e misto.

Os tratamentos sugeridos podem ser por meio de:

  1. Intervenção psicopedagógica;
  2. Intervenção fonoaudiológica;
  3. Programas educativos especiais;
  4. Medicamentos (para casos mais acentuados).

Para identificar os transtornos de aprendizagem é preciso que o paciente seja submetido a uma avaliação multidisciplinar (neurologista, fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo e outros).

Os transtornos de aprendizagem envolvem deficiências ou dificuldades na concentração, atenção, linguagem ou processamento visual de informações. O diagnóstico inclui avaliações médicas, psicológicas, intelectuais, educacionais, de fala e linguagem.

Sinais de dificuldade de aprendizagem

  1. Você tem dificuldade de concentração. ...
  2. Você leva tempo para fazer cálculos. ...
  3. Você lê com muita dificuldade. ...
  4. Você demora para escrever com coerência. ...
  5. Você não se lembra das coisas com facilidade. ...
  6. Você apresenta dificuldades motoras.

As crianças com distúrbios de aprendizagem podem ter dificuldades para se comunicar. Algumas crianças podem se sentir inicialmente frustradas e mais tarde desenvolver problemas comportamentais, como se distrair facilmente, ser hiperativas, retraídas, tímidas ou agressivas.

Então, veja só o que fazer e como desbloquear a mente:

  1. Anote toda a sua rotina.
  2. Pratique exercícios regularmente.
  3. Exercite sua concentração.
  4. Pratique a meditação para desbloquear a mente.
  5. Bloqueie atividades e informações desnecessárias.
  6. Consuma alimentos naturais.

5 passos para se curar de um bloqueio emocional

  1. Compreensão. O primeiro e mais importante passo é admiti-lo! ...
  2. Assumir a responsabilidade. É comum que o ser humano tentar sempre encontrar um bode expiratório para algum problema ou comportamento. ...
  3. Sinta cada emoção. ...
  4. Entenda a origem da emoção. ...
  5. Se recupere.

Para tratar um bloqueio emocional, é aconselhável consultar um psicólogo. Esse profissional trabalhará regulando nossa expressão emocional de modo a desbloquear o problema. O tratamento costuma ser uma Terapia Cognitivo-Comportamental focada no nível cognitivo e emocional no início.

Dislexia. O mais conhecido entre os transtornos de aprendizagem é também um dos mais banalizados. O uso irônico e equivocado do termo “disléxico” causa certa confusão quanto ao real significado do diagnóstico.

A dificuldade de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem pode ser detectada a partir do quinto ano de vida da pessoa. E em alguns casos é necessário acompanhamento de um profissional. Normalmente, o estudante apresenta sintomas relacionados a problemas de atenção, ansiedade ou até mesmo inquietação.

Transtorno: acompanhamento pedagógico e psicológico necessário. Dificuldade: os obstáculos que geram a dificuldade podem ser resolvidos com a mudança de metodologia, horário de aula, colegas, ou qualquer que seja a causa. Transtorno: mudança na abordagem dos conteúdos e métodos de avaliação são imprescindíveis.

Você pode verificar se o seu filho sempre tem problemas para concluir a lição de casa. Isso pode acontecer por dois motivos: ele pode ter dificuldades para acompanhar a matéria ensinada na sala de aula e, por isso, não absorver o conteúdo e/ou ter problemas para se concentrar em casa na hora da lição.