O que é bom para amolecer tártaro?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Esse é o método caseiro mais conhecido. O bicarbonato de sódio é utilizado com a pasta de dente. Feita a mistura, é preciso realizar uma escovação por 2 minutos.

A remoção completa do tártaro é realizada pelo dentista. A primeira fase da 'raspagem' remove os depósitos de placa bacteriana e tártaro. Muitas vezes a raspagem com ultrassom é usada primeiro para retirar a parte grossa do tártaro, seguida por instrumentos específicos para raspagem de resíduos indesejados.

Remoção de tártaro só no dentista!
Essa placa calcificada deve ser removida por um dentista qualificado e com auxílio de instrumentos odontológicos para raspagem. Durante a consulta, é realizada uma limpeza profunda, que retira o tártaro e deixa o sorriso saudável, livre da sujeira.

A mais conhecida delas é a que usa uma mistura de água, suco de limão e uma colher de bicarbonato de sódio para fazer bochechos. Essa técnica promete amolecer essa placa endurecida, facilitando sua remoção durante a escovação.

Este é caracterizado por ser extremamente áspero e poroso, além de facilitar a adesão de bactérias. “Assim, o tártaro está diretamente relacionado à ocorrência de inflamação gengival (gengivite), caracterizada pelo sangramento durante a escovação e, até mesmo, espontâneo”, explica o dentista.

O bicarbonato de sódio é extremamente abrasivo e, se for usado sem controle de proporção e tempo, pode facilmente causar danos ao esmalte dentário. Por isso, ele não é recomendado durante a sua higiene bucal diária e seu uso deve ser sempre acompanhado por um dentista.

Se não for tratada, pode causar um monte de problemas que afetam todo seu universo bucal. A primeira consequência é a gengivite. "Uma inflamação mais superficial e que pode evoluir a uma periodontite, afetando também os tecidos de sustentação do dente como o ligamento periodontal e o tecido ósseo".

Quando o tártaro nos dentes não é tratado, ele pode gerar várias complicações como problemas de gengiva, perda óssea, cáries dentais e até mesmo problemas cardíacos e respiratórios. Além dos problemas citados acima, a estética do sorriso também fica comprometida, pois os dentes de tornam amarelados.

A limpeza de tártaro já está inclusa no processo de limpeza dental, ou seja, pode custar a partir de R $200,00 podendo chegar até os R $1.000,00, dependendo da experiência e qualificações do profissional e da região onde o consultório se encontra.

Bicarbonato de sódio e vinagre: dissolva o bicarbonato de sódio com uma pitada de sal e algumas gotas de vinagre branco na água. Mergulhe a escova de dente na mistura e em seguida, escove suavemente por 2 minutos. Logo depois, lave a escova de dente com água e escove os dentes com pasta de dente normal.

O tártaro no dente (ele também pode ser chamado de cálculo dental) é a placa bacteriana (ou biofilme dental) que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.

Uma agulha, por exemplo, não vai conseguir remover o tártaro.

A especialista revela que a limpeza de tártaro é feita com ultrassom ou usando curetas periodontais. "Com esses instrumentos, raspamos a superfície do dente acometida pelo tártaro até remover tudo", detalhou. Heloísa ainda explica que, para evitar essa situação, precisamos realizar uma higiene bucal efetiva.

Prevenção como melhor aliada: limpeza bucal e mais

  1. Fio dental. O fio dental é responsável por tirar resquícios que a escovação, mesmo que bem feita, não é capaz de alcançar. ...
  2. Escovar os dentes após as refeições. ...
  3. Visitas frequentes ao dentista. ...
  4. Evite o cigarro. ...
  5. Clareamento dental. ...
  6. Tiras clareadoras.

De acordo com o dentista Felipe Furquim, a limpeza diária e correta é o que vai livrar o paciente do tártaro. "Escovação, uso do fio dental e enxaguante são seus aliados nessa tarefa", garante o especialista. Portanto, não deixe de praticar esses hábitos após todas as refeições e, principalmente, antes de dormir.