O que é bom para cólica de bebê caseiro?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

O chá de erva doce é um dos mais populares e, isso se deve não apenas ao seu sabor e aroma. É graças também às propriedades benéficas para a saúde. A erva doce é aromática de sabor agradável.

camomila

Sendo assim, o chá de camomila pode ser bastante útil não apenas para o alívio das cólicas dos bebês, mas também para auxiliar no sono e descanso de mãe e filho(a) nesses meses tão intensos.

Ainda de acordo com ela, a mulher deve dar preferência a alimentos orgânicos, comidas feitas em casa e pratos com frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, carnes e ovos. Já aspartame, álcool, cafeína e alimentos fermentáveis devem ser evitados.

Vegetais crucíferos e grãos
Entre os alimentos que causam cólicas no bebê também estão os vegetais crucíferos como brócolis, cenoura e couve-flor. Isso acontece porque eles possuem carboidratos fermentáveis que já foram associados a incômodos e mal-estar em recém-nascidos em diferentes estudos5.

Os chás mais populares e que podem ser oferecidos às crianças sem perigo são a erva-doce, a camomila, a erva-cidreira e a hortelã. A forma mais comum de preparar essa bebida com as ervas é através da infusão em água quente por alguns minutos. Coa-se e serve-se morno. Não há contra-indicações.

Quando o bebê está com gases ele pode sofrer de cólicas e demorar a pegar no sono. Nesse caso, é recomendado fazer alguns truques para diminuir os gases do bebê antes durante esse período, sendo assim ele pode dormir seguro com a barriga para cima.

Para cólicas menstruais, por exemplo, deve-se aplicar pressão contínua na parte interna da panturrilha com um polegar e na parte interna da canela com o outro polegar.

Ingerir em excesso gorduras e até carne vermelha aumenta a produção da prostaglandina, a substância responsável por provocar contrações. “Bebidas com cafeína, em excesso nesse período, também aumentam a irritabilidade e a oscilação de humor”, alerta o docente Dziedricki.

Os melhores chás para aliviar a dor da cólica menstrual

  • Chá de gengibre tem efeito analgésico. ...
  • Chá de camomila tem efeito calmante e estimula produção de aminoácido que alivia as dores. ...
  • Chá de calêndula conta com ação anti-inflamatória. ...
  • Chá de orégano regula a menstruação e reduz as dores por eliminar toxinas.

Qual os melhores remédios para aliviar a cólica do bebê?

  1. Colic calm. O remédio mais conhecido, e possivelmente o mais usado para tratamento de cólicas em bebês, já que é considerado bastante seguro e livre de corantes e sem efeitos colaterais. ...
  2. Simeticona ou Dimeticona. ...
  3. Funchicórea. ...
  4. Endorus. ...
  5. Lactobacillus reuteri.

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

A permanência dessa agitação dura cerca de três horas por dia por seis semanas e, então, declina para uma ou duas horas por dia até o 3º ou 4º mês, quando desaparece.

O leite materno, dentre todos os leites de mamíferos, é o que tem maior teor de lactose, um tipo de açúcar que pode causar as cólicas durante o processo de fermentação, especialmente pelo sistema digestivo ainda ser imaturo.

A fruta tem grande valor nutritivo e é rica em vitaminas e fibras, logo, é benéfica para mãe e filho. A única orientação médica em relação ao assunto é que não haja exagero no consumo do alimento.

A mulher que estiver amamentando pode ingerir bebidas ácidas como suco de laranja ou limão sem nenhum problema, pois os alimentos ácidos não talham o leite. Recomenda-se que a mãe beba bastante água todos os dias.

As mulheres que amamentam podem fazer o uso de chá de plantas como a camomila, erva doce, erva cidreira, melissa, mas nunca como fitoterápicos.

As ervas mais indicadas nesse caso são: camomila, calêndula e hortelã. A camomila é além de calmante e digestiva, também é ótima para a pele sensível do bebê.

1De acordo com o conhecimento e estudos médicos, não se pode dar chá para o bebê antes dos 6 meses. 2Seu estômago ainda é muito pequeno, e o fato é que ele não precisa de nenhum outro líquido ou alimento além do leite materno nessa idade.

Bem, a resposta para essa pergunta é NÃO. O recém-nascido deve tomar de forma exclusiva o leite materno até pelo menos 6 meses de vida. O leite materno tem vitaminas importantes para o desenvolvimento do bebê e ele não precisa de nenhum outro liquido (chá, água, etc…) ou alimento.

A cólica em bebês, como já explicamos, é mais dolorosa para os pequenos e acompanha alguns outros sintomas. Já os gases, por si só, são normais (até mesmo para os adultos). Eles não são grandes incômodos para o bebê, desde que não haja excesso, o que pode ocasionar a cólica e o desconforto na criança.

Luftal Infantil é um medicamento de uso oral indicado para bebês e crianças com excesso de gases no aparelho digestivo, proporcionando alívio nas dores e cólicas. O remédio é comercializado em frascos conta-gotas com 15ml ou 30ml.