O que é bom para curar panarício?

Perguntado por: ufigueiroa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Diagnóstico e tratamento do panarício

  1. Limpe e desinfete bem o local.
  2. Aplique compressas quentes várias vezes por dia.
  3. Aplique soluções tópicas e tome os medicamentos prescritos pelo médico.
  4. Em caso de abcesso, pode ter de se submeter a uma incisão e drenagem cirúrgica.

Para acelerar a cura, pomadas contendo antifúngicos (cetoconazol, itraconazol ou fluconazol) ou tacrolimos podem ser usadas, mas as pomadas contendo corticoides, como a betametasona, são as melhores opções se não houver infecção na lesão.

Panarício crónico
Pode estar indicado tratamento tópico com corticoides (no caso de não haver infeção), antibacterianos ou antifungicos (no caso de sobreinfeção).

Eis algumas das medidas a adotar: Limpe e desinfete bem o local. Aplique compressas quentes várias vezes por dia. Aplique soluções tópicas e tome os medicamentos prescritos pelo médico.

Coloque o dedo afetado em água fria durante 20 minutos. Dê acetaminofeno (Tylenol) ou Ibuprofeno (Advil) contra a dor caso seja necessário. Consulte um médico se a dor não melhorar depois de 3 dias.

Um panarício é uma infecção do tecido mole (polpa) na ponta dos dedos, geralmente causada por bactérias. Um panarício pode causar bolsas de pus (abscessos) dentro da ponta do dedo, que criam pressão e matam os tecidos adjacentes. A ponta do dedo fica bastante quente, inchada e rígida, com uma dor intensa e latejante.

No caso das infecções agudas, o tratamento poderá envolver o uso de anti-inflamatórios de aplicação local e antibióticos, além das compressas quentes. Já nos casos crônicos, pode haver o uso de antifúngicos e outros medicamentos para o tratamento de micoses.

O panarício herpético é uma infecção viral dos dedos causada pelo herpes simplex vírus.

Nebacetin. sulfato de neomicina, bacitracina zíncica.

Probenxil gel é um medicamento anti-inflamatório tópico que age sobre a região inflamada aliviando o inchaço e a dor.

Canesten® Creme é um antifúngico utilizado no tratamento de infecções fúngicas da pele causadas por dermatófitos (fungos).

Tratamento de abscesso na mão
O tratamento de um abscesso na mão envolve a drenagem de pus por uma incisão. Antibióticos também são administrados e as pessoas usam uma tala até que a infecção desapareça.

1 – Deixar o pé de molho na água morna
Deixe o pé de molho de 20 a 30 minutos. Depois que retirar o pé da água morna e notar que o dedo ainda continua muito inchado, você pode fazer uma compressa de gelo, pois ele diminui o inchaço e a dor.

O pus é um fluido de aparência consistente, composto de micro-organismos, glóbulos brancos em degeneração e tecido morto. O surgimento desse líquido branco-amarelado é uma resposta típica do organismo a uma infecção.

Um tipo específico de infecção que afeta a ponta dos dedos da mão é a Paroníquia. Paroníquia é a infecção na borda da unha e ocorre geralmente após um trauma, que pode ser causado ao cortar a unha ou nas pessoas que tem o hábito de roê-las.

- Como tratar o unheiro? Esvaziamento dos abscessos com bisturi ou alicate de cutículas, esterilizados. Usar, em seguida, mercúrio cromo; Banhar as unhas com água de alibur e ácido salicílico. Água D'Alibour é uma solução, formada pelos sulfatos de cobre e zinco, álcool canforado, água e tintura de açafrão.

“Na maioria dos casos, basta o repouso e compressas de gelo nas mãos para ajudar a reduzir o fluxo sanguíneo. Se não melhorar, o ortopedista deve ser consultado. Ele pode prescrever desde analgésicos a anti-inflamatórios. Casos mais graves são tratados com fisioterapia ou cirurgia”, explica.

Deixar sua mão submersa em água com gelo, para que ela vá desinchando aos poucos. No entanto, não deixe sua mão submersa muito tempo seguido. O gelo facilita a diminuição do inchaço, por isso, quando você retirar a mão a imersão, provavelmente o anel saíra com maior facilidade.