O que é bom para trombose natural?

Perguntado por: rrezende . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Laranja, acerola e goiaba. Merecem destaque porque possui diversas propriedades funcionais. Mas, além da vitamina C, contém flavonoides, antocianinas e polifenóis. Juntos, atuam como antioxidantes e ajudam a controlar e reduzir os níveis de colesterol que, quando elevados, podem favorecer a trombose.

- Suco de uva integral: O resveratrol, substância encontrada nessa bebida, é antioxidante, possui função cardioprotetora, inibe a agregação de plaquetas e com isso diminui muito o risco da formação dos trombos. O suco substitui uma porção de fruta, por exemplo.

Azeite de oliva é fonte de polifenóis anticoagulantes
Feito a partir das azeitonas, ele é fonte de polifenóis que atuam como antioxidantes e inibem a formação de coágulos no sangue. Uma boa dica é usar esse alimento para temperar saladas, legumes, pizzas e outras receitas no dia a dia.

Abacaxi: a fruta que melhora a azia e afina o sangue.

– Gengibre; – Água; – Vinho Tinto; Lembrar que esses alimentos não podem substituir as medicações anticoagulantes.

O abacaxi, por exemplo, é um bom alimento anticoagulante. Possui a enzima bromelaína, que lhe dá as propriedades anticoagulantes e de afinamento do sangue. Além disso, impede a formação de gotas e pedras nos rins.

Trombofob® Pomada (heparina sódica e nicotinato de benzila) facilita a desintegração dos trombos, restabelecendo a circulação sanguínea, e evitando a formação de coágulos.

Sob orientação do clínico, cardiologista ou angiologista, o tratamento é feito com substâncias anticoagulantes que dificultam a formação e crescimento do trombo e a progressão da obstrução das veias e do agravamento da doença. Em casos selecionados, também poderão ser usados fibrinolíticos, que dissolvem o trombo.

Uso de medicamentos para casos mais graves de tromboses e também de embolia pulmonar, conhecidos como heparina.

“Elas estão mais expostas a fatores de risco como uso de anticoncepcionais, pouca atividade física, gravidez e trabalhar muito tempo sentado ou em pé”, diz o cirurgião vascular Francisco Osse, do Centro Endovascular de São Paulo.

O ideal é evitar alimentos ricos em vitamina K, pois ela altera o sistema de coagulação, portanto, vegetais verdes escuros e miúdos devem ser consumidos com cautela. Os industrializados, sal e embutidos também devem ser evitados, pois são ricos em sódio e comprometem a saúde da circulação sanguínea.

Ovo não está contra-indicado em quem tem trombose venosa profunda e está realizando tratamento com Xarelto.

Assim, apesar de haver relatos de leve efeito anticoagulante pelo limão, isso não interfere com a ação dos anticoagulantes, portanto a ingestão de suco de limão é liberada.

O limão não afina o sangue. Yasmin explica que não existe nenhuma comprovação ou mecanismo fisiológico que indique qualquer efeito anticoagulante do limão.

O feijão pode conter vitamina K, porém não é dos mais ricos no nutriente, sendo assim, não existe contra indicação para come-lo!

Quais sintomas de trombose na perna?

  • Dor;
  • Edema (inchaço);
  • Vermelhidão na pele;
  • Cianose quando há um edema mais acentuado (coloração azul arroxeada);
  • Dilatação do sistema venoso superficial;
  • Rigidez da musculatura da panturrilha e dor ao apalpar;
  • Aumento da temperatura local.

Sinais e sintomas de trombose

  • Inchaço na região em que se formou o coágulo;
  • Vermelhidão e calor no local afetado;
  • Dor ou sensação de peso;
  • Rigidez da musculatura.

A caminhada é uma boa forma para diminuir o risco de TVP.