O que é borda italiana na pizza?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Na Itália, a preferência é por bordas simples, tradicionais, com a massa fina e elástica. Seja no Brasil ou na Itália, a pizza é paixão nacional nos dois países, com diferentes versões da receita. As pizzarias de Jaraguá do Sul tem cardápios com opções para todos os gostos, clássicos ou inovadores.

Salto de borda: O salto de borda é uma característica distintiva da autêntica pizza napolitana. Ao assar a pizza em alta temperatura diretamente na pedra refratária, a massa é rapidamente exposta a um calor intenso, o que causa um salto de borda, criando uma crosta mais alta e aerada nas bordas da pizza.

A borda da pizza é uma parte do produto que não é muito consumido pelas pessoas. É comum ver em estabelecimentos as pessoas a deixando de lado. Sem recheio ou molho e mais exposta ao cozimento do forno a lenha, ela não é muito atrativa. Por isso que a borda recheada é tão interessante.

As pizzas salgadas são montadas seguindo uma ordem básica: Massa, molho, queijo e depois finalizadas com o recheio desejado.

Rubens Augusto Júnior

Em mais de uma fonte de pesquisa, as indicações todas apontam para Rubens Augusto Júnior como criador dessa iguaria que conhecemos como borda recheada. Ele é o fundador e proprietário da rede de franquias Patroni Pizza, segundo as pesquisas, uma das maiores – senão a maior – redes de pizzas do Brasil.

Massa fininha, mais crocante, macia, com ou sem borda recheada. Sem dúvida, cada um tem a sua favorita e quem é muito fã desse prato sabe bem que o tipo de massa, combinada com o recheio, faz toda a diferença no sabor e na experiência final de se deliciar com uma boa pizza.

A legítima pizza italiana é feita a partir de ingredientes frescos e selecionados, seguindo um rigoroso padrão de qualidade para agradar o paladar de qualquer apaixonado por pizza. Manjericão fresco e o molho de tomate feito na hora são essenciais, e é exatamente assim que é feito aqui na pizzaria O Clã da Pizza.

pizza margherita

Margherita. Não há muito que dizer. Ela é a rainha da mesa, tanto na sua versão mais simples com mozzarella fiordilatte ou com mozzarella de bufala (neste caso chama-se Bufalina), a pizza margherita é, sem dúvida, a pizza preferida pelos italianos.

Marguerita x pizza napolitana
Vale ressaltar que o selo de “pizza napolitana” compreende duas variedades: a marguerita (feita com muçarela, azeite, manjericão e molho de tomate) e a marinara (feita com alho, azeite, tomate e orégano).

Fermento: O fermento converterá os açúcares que atuarão na fermentação em gás carbônico e etanol. O gás carbônico fará a massa crescer, deixando-a mais leve, fofinha e elástica.

A borda recheada surgiu em uma iniciativa dos empresários de inovar nesta culinária que veio da Itália, e conquistou o Brasil todo.

Usar abacaxi como cobertura de pizza
Entre as pizzas mais populares dos italianos existem diferentes sabores, mas não há lugar para a de abacaxi consumida em muitos países do mundo. Nesse sentido, usar abacaxi como cobertura de pizza fica na terceira posição no ranking dos “crimes alimentares” mais graves.

calabresa

Ocupando o primeiro lugar de mais vendida está a pizza de sabor calabresa, com uma média de 30% dos pedidos feitos em todo País. Lembre-se de que essa é uma média nacional e o ranking muda quando alguns estados são avaliados individualmente.

pizza nf. Optei por uma pizza com anchovas 6/10. Ho optato per una pizza con le acciughe 6/10.

Os especialistas em pizza recomendam que um forno de pizza eficiente deve atingir a temperatura de no mínimo 250ºC, sendo ideal que cheguem a 400ºC para cozimento mais rápido, pois só assim é possível atingir aquela base fina e crocante da massa e ainda conseguir que o queijo derreta por completo no topo.

É bom que se diga: a pizza napolitana é mais que um disco de massa assada coberta com molho de tomate. Para os napolitanos, cada pedaço de pizza de Napoli contém parte importante de uma tradição, transmitida de pais a filhos durante gerações.