O que é branquear os legumes?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.2 / 5 12 votos

Em síntese, branquear significa ferver rapidamente os vegetais e mergulhá-los em água super gelada. O procedimento interrompe a cocção dos alimentos, além de manter a vivacidade da cor e uma textura incrível. O consumo dos legumes branqueados pode ser imediato, ou posterior, utilizados em saladas, sopas e molhos.

O branqueamento trata-se de uma técnica de conservação de alimentos que baseia-se na aplicação de calor, com o intuito de inativar enzimas. Usado para prevenir o escurecimento enzimático de frutas e hortaliças durante o armazenamento destes (FELLOWS, 2018).

O branqueamento de alimentos também pode ser utilizado para congelar batatas, berinjela, beterraba, milho verde, vagem, ervilha, pimentão, couve-flor, repolho e espinafre.

Tempo de fervura para cada alimento
2 minutos: abobrinha, batata doce, berinjela, beterraba, abóbora, batata. 3 minutos: aipo, cenoura, couve-flor, salsão, brócolis, batata baroa. 4 minutos: couve-de-bruxelas e cenoura.

Ele pode ser feito por diferentes técnicas, como clareamento dental a laser, fita de clareamento dental e clareamento caseiro. O branqueamento deixa os dentes mais brancos, ou seja, muda o aspecto do mesmo. Isso porque utiliza substâncias ou próteses, como faceta para deixar os dentes mais claros e uniformes.

Mergulhe os alimentos em uma panela com água fervente por cerca de dois minutos (pode ser necessário mais tempo para alimentos mais rígidos). Depois, retire e leve-os imediatamente para uma tigela com água fria ou passe em água corrente.

O branqueamento consiste na imersão da batata em água fervente, durante um intervalo de tempo que pode variar de 30 até 180 segundos, com a finalidade de inativar as enzimas que causam o escurecimento enzimático do tubérculo. “Em seguida, a batata é imersa em banho de água fria.

verbo intransitivo
Mover o estribo para esporear o cavalo.

As desvantagens são; maior consumo de águas e gastos para o tratamento de grandes volumes e efluentes diluído. O calor recebido pelo alimento durante o branqueamento causa, inevitavelmente, alguns danos na sua qualidade sensorial e nutricional.

O branqueamento está relacionado com o aumento de doenças nos corais, o que pode levá-los à morte. Como os corais formam os recifes, danos a esses organismos podem prejudicar diretamente esse importante ecossistema.

Assim que a água ferver, misture ½ colher (sopa) de sal e mergulhe os ramos de brócolis. Deixe cozinhar por apenas 2 minutos e, com a escumadeira, transfira para a tigela com água e gelo - essa técnica chamada branqueamento realça a cor e deixa o brócolis crocante.

Sim, os legumes podem ser congelados crus, branqueados ou cozidos.

Em uma panela com água fervente, adicione os pedaços de couve flor por 5 minutos e depois retire. Se preferir, você pode cozinhar o vegetal no vapor. Esse momento é um passo importante para congelar a couve-flor, porque garante que o vegetal ficará com uma boa textura depois de descongelado.

Diferente da berinjela e da abobrinha, o chuchu deve ser congelado descascado, principalmente para facilitar na hora do cozimento. Quando for usar, pode tirar do congelador direto para panela e adicionar só um pouquinho de água, porque ele já solta bastante enquanto cozinha. E nada de menosprezar o chuchu, viu?

Verduras e legumes como alface, batata, pepino não devem ser congelados porque perdem sua textura. Isso acontece porque eles são vegetais ricos em água, e é exatamente esse tipo que não pode congelar.

Para proceder ao branqueamento, adicione a hortaliça após a água levantar fervura. Mantenha o fogo alto e a panela tampada. Comece a contar o tempo quando a água voltar a ferver. Caso a água não volte a ferver em até um minuto, isto indica que você está usando pouca água para a quantidade de hortaliça a ser branqueada.