O que é brincadeira de integração?

Perguntado por: mconceicao . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Encha vários balões um por aluno - e distribua entre a turma. Ao sinal do educador, eles devem ser lançados para o alto e todos devem colaborar para que nenhum caia. Em determinado período, um aluno deve ser retirado da brincadeira, até que os alunos restantes não consigam manter todas as bexigas no alto.

Para que um jogo da memória se torne inclusivo, bastam algumas adaptações simples. O contorno das peças do jogo podem ser marcados com tinta plástica, que ao secar ficarão com alto relevo. O alto relevo facilita na percepção e identificação das peças das crianças que têm alguma deficiência visual.

A brincadeira em grupo favorece princípios como cooperação, liderança e competição. O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.

Jogos e brincadeiras devem ser inerentes ao ambiente escolar pois favorecem que as crianças aprendam em situações nas quais estão mentalmente ativas e interagindo com materiais de forma significativa, oportunizando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, cognitivas e autorregulatórias.

O objetivo das dinâmicas de acolhimento é tornar o ambiente escolar mais receptivo e trazer a atenção dos alunos para a sala de aula, preparando o caminho que será trilhado ao longo do semestre.

Integrar é um estímulo à convivência familiar e uma possibilidade de fazer projetos de decoração mais interessantes”, diz a arquiteta Pauline Kubiak. Os tipos de reforma mais comuns em salas se propõem a eliminar as paredes que dividem os espaços de jantar e estar e as que isolam a cozinha.

A integração tem como finalidade reforçar, com os funcionários, a importância de trabalhar em equipe e somar as forças existentes para conquistar resultados satisfatórios e o crescimento da organização.

Um verdadeiro processo de integração dos colaboradores tem por objetivo facilitar a adaptação deles no ambiente de trabalho, divulgar a cultura da empresa, sua missão, valores, e os comportamentos adequados e aceitos por ela, a fim de alinhar as expectativas da empresa e o desempenho de seus membros.

O que é Integração:
Integração é um substantivo feminino com origem no latim integrare, que significa o ato ou efeito de integrar ou tornar inteiro. Integração é também sinônimo de assimilação e reunião.

Dinâmica das Mãos Dadas
Você vai precisar de uma cartolina ou de um papel parecido. A ideia é que ela seja colocada no chão, no centro do local escolhido para a dinâmica. Em volta dela, os participantes devem formar um círculo e dar as mãos. Eles também devem memorizar as pessoas que estão ao seu lado.

NOSSO SONHO É UM BRINCAR INCLUSIVO, QUE PROMOVA A INTERAÇÃO DE TODAS AS CRIANÇAS, VALORIZE AS DIFERENÇAS, ESTIMULE A AUTONOMIA E FORTALEÇA A AUTOESTIMA. NESTE GUIA DO BRINCAR INCLUSIVO, VOCÊ ENCONTRA SUGESTÕES DE BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS E JOGOS QUE PERMITEM A PARTICIPAÇÃO DE TODAS AS CRIANÇAS.

Jogos de inclusão são atividades que ocasionam tensão e alegria, proporcionando aos participantes, o prazer e o entusiasmo, propondo aos alunos uma participação mais efetiva, o tempo todo, respeitando os limites e a individualidade de cada um.

Brinquedos e brincadeiras inclusivos tem o objetivo de incorporar ao cotidiano de pais e educadores a criação de brincadeiras e a produção de brinquedos adaptados. E tudo isso de maneira sustentável: com materiais recicláveis e de baixo custo que podem ser confeccionados em casa.

O brincar pode ser visto como um recurso mediador no processo de ensino- aprendizagem, tornando-o mais fácil. O brincar enriquece a dinâmica das relações sociais na sala de aula. Possibilita um fortalecimento da relação entre o ser que ensina e o ser que aprende.

As relações que se estabelecem no processo do brincar são tão importantes quanto os demais cuidados que os pais ou responsáveis têm no dia a dia com as crianças. Ao brincar, a criança experimenta sentimentos, aprende sobre regras e é estimulada a usar a imaginação.

Os jogos e as brincadeiras tem um papel muito importante na educação infantil e para a vida de uma criança, pois ao brincar a criança espontaneamente adquire uma aprendizagem mais prazerosa, é um momento de comunicação consigo mesma buscando através de sua realidade a sua imaginação.

Como o professor pode incentivar a interação entre os alunos
O professor deve conduzir as brincadeiras, exercendo o papel de monitor da atividade, não de guia. Para que isso aconteça, uma das possibilidades é organizar o espaço para que as crianças agrupem-se em duplas, trios, quartetos ou como julgarem melhor.

A interação e a brincadeira na educação infantil é um elemento fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança, pois, através da brincadeira a criança acaba colocando em prática seus direitos e institui contato com o seu campo de experiência.

Nesse sentido, a BNCC afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com as crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.