O que é brincar de boneca?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

O brincar de boneca é uma das principais atividades para estimular a imaginação infantil. A brincadeira não vem pronta, então a criança precisa inventar situações, criar as cenas, pensar nos comportamentos e sentimentos da boneca e reagir a isso.

1 a 3 anos
É também nesse momento que ele passa a se relacionar com outras crianças e, na companhia delas ou não, a fazer o que chamamos de “imitar a vida adulta”. Assim, são sucesso brinquedos de telefone, ou os que a criança brinca de dirigir ou de cozinhar, bonecas para ninar etc.

O brincar de boneca é uma das principais atividades para estimular a imaginação infantil. A brincadeira não vem pronta, então a criança precisa inventar situações, criar as cenas, pensar nos comportamentos e sentimentos da boneca e reagir a isso.

A boneca é um dos brinquedos mais antigos e mais populares em todo o mundo. Reproduz as formas humanas, predominantemente a feminina e a infantil, e muitas vezes é considerada como um brinquedo que prepara para a maternidade e paternidade. As bonecas podem ser confeccionadas com diferentes materiais.

Brincar é a linguagem da infância. Quando uma criança está brincando, ela está aprendendo a exercer muitas coisas importantes para seu desenvolvimento como um ser humano completo, e como cidadã na sociedade. Ela aprende a socializar, pesquisar, negociar...

Ao brincar, a criança expressa suas emoções, expõe suas habilidades e dificuldades, e mostra aos adultos suas conquistas; mostrando a apropriação de uma linguagem diferente, característica do desenvolvimento infantil.

Não é novidade que brincar traz muitos benefícios para os pequenos. Afinal, é por meio das brincadeiras que a criança explora o mundo a sua volta, estimula a criatividade, desenvolve habilidades físicas e cognitivas, aprende sobre ela e sobre o outro.

Estimulação da Imaginação e Criatividade
As bonecas despertam a imaginação e a criatividade das crianças. Assim elas não são brinquedos prontos, mas sim um convite para que as crianças criem histórias, personalidades e aventuras.

Ideias de brincadeiras para cada fase do desenvolvimento infantil

  • Ler histórias – desde bebê ...
  • Desenhar e pintar – a partir de 1 ou 2 anos. ...
  • Brincadeira da serpente (ou esconde-esconde) – a partir dos 3 anos. ...
  • O mestre mandou – a partir dos 4 anos.

Além das bonecas muitas outras atividades podem ser utilizadas como terapias complementares, como meditação, jardinagem e até mesmo culinária!

Significado de Brincar
verbo transitivo indireto e intransitivo Entreter-se com brinquedos ou jogos infantis: brincar com jogos de tabuleiro; gosta de passar as manhãs brincando. Divertir-se através de jogos de ficção, especialmente representando personagens ou papéis fictícios: as crianças gostam de brincar.

Brincar de carrinho estimula a imaginação, a coordenação motora fina, as relações espaciais, o reconhecimento de formar, cores, planejamento, ainda noções e percepção de causa e efeito. Lembre-se que uma criança que tem o hábito de brincar é muito mais espontânea, esperta e interessada pelo ambiente.

Jeito de brincar
Canta-se a música abaixo, mudando a parte do corpo que a boneca de lata "bateu" a cada vez que se canta. A criança tem que mostrar no seu corpo a parte do corpo da boneca que "bateu" sempre que estiver cantando a música. O número de horas para a arrumação também aumenta a cada vez.

Os brinquedos são de vital importância para a aprendizagem e para a educação da criança por propiciar o desenvolvimento simbólico, estimular sua imaginação a capacidade de raciocínio e a autoestima. O brinquedo é o objeto real ou imaginário que antecipa os dados da realidade.

As brincadeiras e os brinquedos são importantes aliados na aprendizagem e com eles as crianças desenvolvem aspectos importantes para a sua formação, aguçam as habilidades motoras, experimentam situações, resolvem desafios, processam as informações, organizam as emoções e constroem autonomia.

A brincadeira estimula a atividade em grupo e desenvolve a coordenação motora. Para brincar, basta ter um bambolê e algumas crianças cheias de vontade de se divertir. Um fica parado a frente, com os braços levantados, enquanto os demais arremessam o objeto.